Imagem: Polícia Militar
Dois homens foram conduzidos à Central de Flagrantes da 15ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) após serem flagrados praticando direção perigosa na Avenida Goiás, no Centro de Goianésia, na noite desta quarta-feira, 18.
De acordo com a Polícia Militar, a equipe da VTR 8.14718 (SGT Da Cruz e SD França) realizava patrulhamento ostensivo quando visualizou os suspeitos em uma motocicleta disputando corrida com outros veículos, prática conhecida como “racha”, além de executarem manobras perigosas que colocavam em risco a integridade de pedestres e demais condutores.
Diante da situação, os policiais iniciaram acompanhamento tático. Após certo percurso, a equipe conseguiu realizar a abordagem na Rua 29, na atulra do nº 326, também na região central da cidade.
Foi dada voz de prisão aos envolvidos com base no artigo 308 da Lei nº 9.503/1997, o Código de Trânsito Brasileiro, que criminaliza a participação em corrida, disputa ou competição automobilística não autorizada em via pública.
Participar de “racha” não é apenas uma infração administrativa. Trata-se de crime de trânsito, com pena que pode chegar a detenção, multa e suspensão ou proibição de se obter a habilitação para dirigir.
Quando há risco concreto à coletividade — especialmente em áreas urbanas e de grande circulação, como a região central — a conduta é considerada grave, pois expõe pedestres, ciclistas e outros motoristas a acidentes potencialmente fatais.
Além da responsabilização criminal, os envolvidos também estão sujeitos a sanções administrativas, como multa gravíssima, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e apreensão do veículo, conforme previsto na legislação.
Nos últimos anos, operações policiais em diversas cidades brasileiras têm intensificado a fiscalização contra essa prática, especialmente em horários noturnos e finais de semana, quando as ocorrências são mais frequentes.
Os conduzidos foram levados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para elaboração de relatório médico, conforme procedimento operacional padrão. Em seguida, foram apresentados à autoridade policial competente, permanecendo à disposição para as medidas legais cabíveis.
A motocicleta utilizada na ação foi apreendida.
A força da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e do jornalismo público comprometido com a…
A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), em parceria com o Corpo de Bombeiros…
Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás uma iniciativa legislativa assinada pela deputada Rosângela Rezende (Agir)…
Pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) estão desenvolvendo uma terapia avançada que já…
O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás realizará o Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom) nos…
A Câmara Municipal de Goianésia aprovou por unanimidade, durante sessão ordinária realizada no Plenário Aleixo…
This website uses cookies.