A prefeitura de Feira de Santana, na Bahia, divulgou o nome de centenas de pessoas que convivem com HIV na edição de sábado, 20, do Diário Oficial Eletrônico do Município. O documento já foi retirado do ar.
Além de pessoas soropositivas, pacientes com fibromialgia e anemia falciforme também tiveram os nomes expostos. A lei 14.289/2022 estabelece que a condição de pessoas com HIV, hepatites crônicas e doenças como hanseníase ou tuberculose deve ser mantida em sigilo.
Essa proteção se aplica a serviços de saúde, instituições de ensino, locais de trabalho, órgãos públicos e processos judiciais. Caso a regra não seja respeitada, podem ser aplicadas sanções conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), incluindo advertência e multa.
A divulgação ocorreu após a inclusão dos nomes na Portaria nº 19/2025 da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), que determinava a suspensão do passe livre no transporte coletivo urbano da cidade.
Segundo a portaria, os beneficiários tinham o prazo de até cinco dias úteis para entregar seus cartões de transporte e apresentar defesa por escrito ou documentação à Semob, sob risco de suspensão ou cancelamento definitivo do benefício.
Em nota, a prefeitura de Feira de Santana afirma que os nomes foram divulgados erroneamente e que abriu uma sindicância interna para investigar o vazamento de dados que resultou na divulgação.
“O resultado será publicado dentro de 15 dias. A Prefeitura de Feira de Santana reitera que está fazendo todo o possível para reparar o erro e evitar que situações como esta ocorram novamente”, afirma na nota.
Por: Estadão Conteúdo
Os ministérios do Planejamento e da Fazenda anunciaram nesta segunda-feira, 22, a contenção total de…
O cuscuz é uma ótima opção para o lanche da tarde, já que é versátil,…
A mulher do signo de Libra é marcada por uma aura de delicadeza e equilíbrio…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da equipe da 2ª Delegacia Distrital de Polícia…
Por Redação O Estado de S. Paulo - 22/09/2025 16:41 As fortes chuvas que atingiram…
O terceiro Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas de 2025, relativo ao 4º bimestre…
This website uses cookies.