Palmeiras x Flamengo na final da Libertadores garante Brasil no próximo Super Mundial de Clubes


A final entre Palmeiras e Flamengo na Libertadores garante o primeiro brasileiro no próximo Mundial de Clubes, que ocorrerá em 2029, em sede ainda a ser definida. A Conmebol tem direito a seis vagas para o torneio, sendo que quatro serão destinadas justamente aos campeões da principal competição continental da América do Sul.

Tanto Palmeiras quanto Flamengo estiveram na primeira edição do reformulado Mundial de Clubes, que ocorreu nos Estados Unidos, neste ano. As equipes asseguraram a vaga após conquistarem a Libertadores em 2021 e 2022, respectivamente. Além deles, Fluminense e Botafogo, campeões das duas edições seguintes, também participaram do torneio nos Estados Unidos.

O formato de classificação do Mundial de Clubes pela Conmebol também assegura duas vagas por meio do ranking da Conmebol. O Palmeiras lidera, seguido pelo Racing. Entretanto, se outra equipe brasileira conquistar a Libertadores até 2029, essa classificação não poderá ser utilizada pelos demais clubes do País para garantir a vaga para o Mundial.

Em 2025, por exemplo, River Plate e Boca Juniors se classificaram para o Mundial por meio do ranking, já que somente brasileiros conquistaram a Libertadores entre 2021 e 2024. Com a final brasileira entre Palmeiras e Flamengo neste ano, o domínio do País na competição continental aumentou para sete campeões consecutivos.

Além de Palmeiras ou Flamengo, Cruz Azul, Paris Saint-Germain, Al-Ahli e Pyramids também estão garantidos no próximo torneio, que contará com 32 equipes. O Brasil busca sediar o Mundial de Clubes em 2029, mas deverá contar com a concorrência de Austrália, Catar e Estados Unidos novamente, além de uma candidatura conjunta de Espanha, Portugal e Marrocos – estes que já receberão a Copa do Mundo de 2030.

A final entre Palmeiras e Flamengo ocorrerá em Lima, no Peru, em 29 de novembro. Samir Xaud, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), afirmou nessa quinta-feira, após a classificação alviverde no Allianz Parque, que a entidade tentará uma mudança da final para Brasília ou Belém junto à Conmebol. Entretanto, a tendência é que a partida não tenha seu local alterado.

Além do título da Libertadores, o campeão irá disputar a Copa Intercontinental a partir do dia 10 de dezembro, com mando a ser definido. O adversário será o Cruz Azul, campeão da Champions League da Concacaf.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Brasil ultrapassa 30 milhões de gatos domésticos

A população de gatos no Brasil cresceu 5,4% nos últimos anos, passando de 29,2 milhões…

4 horas ago

Primeira Caravana Empreender com Você 2026 atendeu a Feira Hippie e Região da 44 | ASN Goiás

A capital goiana recebeu nesta sexta e sábado, dias 6 e 7, a Caravana Empreender…

5 horas ago

Vereadora Taíza Andrade propõe criação do aplicativo Tapa Buracos em Goianésia

A Câmara Municipal aprovou o requerimento da vereadora Taiza Aparecida de Andrade que solicita a…

7 horas ago

Jalles promove formação profissional para mulheres em Goianésia

A Jalles está com inscrições abertas para um curso gratuito de capacitação profissional exclusivo para…

8 horas ago

Cinco morrem e 11 ficam feridos em grave acidente na BR-020

Cinco pessoas morreram e outras 11 ficaram feridas após um grave sinistro de trânsito registrado…

16 horas ago

Por iniciativa do MPGO, unidade prisional de Goianésia recebe doação de livros para fortalecimento de projeto de remição da pena pela leitura

A unidade prisional de Goianésia recebeu recentemente doação de livros da Citadel Grupo Editorial, destinada…

17 horas ago

This website uses cookies.