O fluxo total de veículos em estradas com pedágio no Brasil avançou 0,7% na passagem de julho para agosto, na série com ajuste sazonal, de acordo com a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e a Tendências Consultoria Integrada. Comparando com agosto de 2024, o crescimento foi de 2,4%.
Nos últimos 12 meses, o indicador registrou alta de 2,3%. No acumulado de janeiro a agosto, o crescimento foi também de 2,3% em relação ao mesmo período de 2024.
Por categoria, o tráfego de veículos leves subiu 1,3% entre julho e agosto, com ajuste sazonal, e registrou um aumento de 3,5% em comparação ao mesmo mês do ano anterior. O fluxo de veículos leves nos últimos 12 meses aumentou 2,3%, com crescimento de 2,4% no acumulado do ano.
Segundo os analistas da Tendências Consultoria, Thiago Xavier e Davi Gonçalves, o fluxo de veículos leves voltou a crescer com mais intensidade em agosto ante julho e atingiu o maior patamar da série histórica.
“O desempenho reflete fatores econômicos positivos, como o avanço da população ocupada e dos rendimentos reais, que têm estimulado a demanda por viagens de lazer. No entanto, o cenário ainda apresenta desafios, como inflação persistente e restrições financeiras que podem limitar o consumo das famílias nos próximos meses”, afirmaram.
No segmento de veículos pesados, houve uma redução de 0,8% de julho para agosto. Em relação a agosto de 2024, o fluxo caiu 0,5%. No entanto, os últimos 12 meses mostram um aumento de 2,3%, com um crescimento acumulado de 1,9% no ano até agora.
Os analistas da Tendências apontaram que o recuo está relacionado ao fim do impulso gerado pelo escoamento da produção agropecuária e à desaceleração na produção de bens industriais, afetada por condições financeiras mais restritivas. “Esse cenário impacta diretamente o transporte de cargas, refletindo os desafios enfrentados pela indústria e pelo comércio varejista”.
*Conteúdo elaborado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Por: Estadão Conteúdo
Planejar uma ceia de Natal vegetariana pode parecer desafiador à primeira vista, especialmente quando pensamos…
Fim de ano costuma trazer uma agenda cheia, encontros que se estendem e noites mais…
Em parceria com CBM-GO e Seapa, equipes estiveram em 49 municípios onde residem populações quilombolas,…
Goiás Social e Agehab entregam 93 casas a custo zero nos municípios de Diorama e…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Campos Belos –…
Um homem de 44 anos foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros na noite desta quinta-feira,…
This website uses cookies.