‘tenho coisa melhor para fazer’


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira, 29, que não pretende acompanhar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos outros réus do chamado “núcleo crucial” na ação sobre tentativa de golpe de Estado. “Tenho coisa melhor para fazer”, disse em entrevista à Rádio Itatiaia, em Belo Horizonte (MG).

O julgamento da ação penal do golpe pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) terá início na próxima terça-feira, 2, e tem sessões marcadas ao longo de duas semanas.

Lula disse que o que está em análise na Corte não é a “figura” de Bolsonaro. “É o comportamento desse cidadão, que foi presidente da República, em função das denúncias e delações feitas e das provas apuradas pela Polícia Federal. São os autos do processo que vão ser julgados. Se ele cometeu o crime, ele vai se punido. Se ele não cometeu, ele será absolvido e a vida continua”, afirmou.

O presidente também reprovou a articulação de parlamentares pela aprovação de um projeto de anistia que poderia beneficiar Bolsonaro. “É uma coisa tão impertinente. Ninguém foi ainda condenado. O homem não foi nem ainda julgado”, disse.

Segundo Lula, cabe ao ex-presidente apresentar provas na defesa para provar sua inocência. “Ele que se defenda e prove que é mentira”, afirmou. A proposta de anistia, uma das prioridades da oposição, segue parada na Câmara dos Deputados.

Cassação de Eduardo Bolsonaro

O presidente comentou ainda o pedido do filho de Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), para seguir exercendo seu mandato mesmo morando nos Estados Unidos. Ele voltou a defender a cassação do parlamentar.

“Eu já falei com o presidente (da Câmara) Hugo Motta, com vários deputados, que é extremamente necessário cassar o Eduardo Bolsonaro porque ele vai passar para a história como o maior traidor deste País”, disse.

“Ele sai do Brasil e vai para os Estados Unidos ficar mentindo sobre o Brasil. Porque as acusações que o (presidente americano Donald) Trump fez ao Brasil para fazer a taxação são todas inverídicas”, afirmou Lula.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Ouro fecha dia em alta e sobe na semana, impulsionado por incerteza da independência do Fed

O ouro fechou em alta nesta sexta-feira, 29, impulsionado por maior demanda pelo metal dourado…

10 segundos ago

Alcaraz arrasa italiano, vai às oitavas do US Open e supera marca de Djokovic

Com direito a um "pneu", Carlos Alcaraz se garantiu nas oitavas de final do US…

2 minutos ago

Dívida Líquida chegou ao maior nível da série histórica em julho, com 63,7% do PIB, diz BC

A dívida líquida do setor público consolidado (DLSP) chegou ao pico da série histórica do…

10 minutos ago

PCGO prende sexto suspeito de envolvimento em homicídio ocorrido no bairro Jardins do Cerrado, em Goiânia – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil  de Goiás, por meio da Delegacia de Investigação de Homicídio (Dih), localizou…

19 minutos ago

PIB do Canadá encolhe 1,6% na taxa anualizada do 2º trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) do Canadá encolheu a uma taxa anualizada de 1,6% no…

22 minutos ago

Tribunal destitui primeira-ministra tailandesa por ligação comprometedora com líder do Camboja

O Tribunal Constitucional da Tailândia destituiu Paetongtarn Shinawatra de sua posição como primeira-ministra nesta sexta-feira,…

23 minutos ago

This website uses cookies.