Vice-governador atribui resultado à gestão eficiente e inovadora de Ronaldo Caiado, que impulsionou o ambiente de negócios no Estado
Goiás é o segundo Estado com maior liberdade econômica do Brasil, segundo o Índice medido pela Mackenzie, divulgado nesta quinta-feira (13/11). O levantamento, que mede o grau de autonomia e dinamismo das economias estaduais, confirma o avanço de Goiás como um dos melhores ambientes de negócios do país.
Para o vice-governador Daniel Vilela, o resultado reflete o compromisso da atual gestão em criar condições sólidas para o crescimento. “A política conduzida pelo governador Ronaldo Caiado é fundamental para propiciar um ambiente de negócios atrativo, ao aliar gestão pública eficiente e inovação para garantir maior fluxo de recursos”, afirmou.
O ranking nacional é composto a partir de três pilares: gastos governamentais, tributação e regulação do mercado de trabalho. No primeiro, foram analisadas as despesas públicas em relação à renda estadual, incluindo consumo, previdência, pensões e transferências. Também foram avaliadas a carga tributária e a renda familiar média de cada unidade da federação, além da proporção de empregos públicos e da rigidez das normas trabalhistas e sindicais.
Com desempenho acima da média em todos os indicadores, Goiás obteve nota 6,12, cerca de 20% superior à média nacional. Para Daniel Vilela, o resultado é consequência direta de uma gestão comprometida com o desenvolvimento econômico. “Estamos cumprindo nossa missão de garantir que empresas e pessoas tenham liberdade para empreender. Uma gestão pública inteligente reduz a burocracia e oferece segurança jurídica e é exatamente isso que estamos fazendo”, destacou.
O vice-governador lembrou ainda que, em abril deste ano, o Governo de Goiás lançou o Programa Estadual de Liberdade Econômica – Goiás Mais Livre, instituído pelo Decreto nº 10.676. Coordenado pelo Instituto Mauro Borges (IMB), vinculado à Secretaria-Geral de Governo (SGG), o programa consolida uma política permanente de modernização do Estado e incentivo ao empreendedorismo.
Na prática, a iniciativa promove integração entre órgãos federais, estaduais e municipais, com o objetivo de unificar procedimentos e reduzir entraves administrativos. O plano também prevê o monitoramento constante de indicadores econômicos, garantindo que as políticas públicas acompanhem as demandas do setor produtivo.
“Oferecer serviços públicos de qualidade é o ponto de partida para que a população possa empreender. Isso gera um ciclo virtuoso: mais renda, mais empregos, mais consumo. O desenvolvimento econômico só tem sentido quando caminha junto com o desenvolvimento social”, concluiu Daniel Vilela.
Foto: Secom
Legenda: O vice-governador Daniel Vilela celebrou o resultado do Índice Mackenzie, que coloca Goiás como o segundo estado com maior liberdade econômica do país
Vice-Governadoria – Governo de Goiás
Fonte: Ascom Vice Governadoria
A lei da atração ensina que pensamentos, emoções e intenções emitidos com clareza geram uma…
Goiás pelo Mundo vai promover intercâmbio para mais de 2 mil goianos; iniciativa foi lançada…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Mozarlândia – 21ª DRP, em…
Cinco duplas brasileiras vão disputar as oitavas de final do Campeonato Mundial de Vôlei de…
O espinafre é uma ótima escolha para quem busca refeições equilibradas e cheias de sabor.…
Vapt Vupt fecha na quinta-feira (20/11) e em horário especial de funcionamento na sexta-feira (21/11)…
This website uses cookies.