Categories: Últimas Notícias

Silvinei Vasques desiste de acompanhar julgamento sobre golpe presencialmente


O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques não vai mais acompanhar presencialmente a sessão que pode torná-lo réu por participar de trama golpista. A desistência foi encaminhada pela defesa de Vasques ao Supremo Tribunal Federal (STF), com a justificativa de que sua presença poderia causar o descumprimento de medidas cautelares a que ele está sujeito.

“É certo que a imprensa se fará presente no local designado para ocorrência da solenidade, motivo pelo qual, objetivando-se evitar qualquer tipo de prejuízo à integridade das cautelares em vigência, […] chegou-se à conclusão de que seu não comparecimento é a medida mais acertada”, escreveram seus advogados.

A defesa de Vasques afirmou que tem o receio de que a cobertura realizada pela imprensa no evento poderia ser divulgada por meio das redes sociais, apresentando em algum momento a imagem do acusado. Dessa forma, abrindo margem para que o STF entenda que Vasques descumpriu as medidas cautelares que precisa seguir.

No pedido apresentado na última segunda-feira, 7, a defesa de Silvinei Vasques solicitava autorização para acompanhar o julgamento da denúncia por golpe de Estado apresentada contra ele pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A análise está marcada para os dias 22 e 23 de abril.

A resposta dos advogados de Vasques vem depois de o relator do caso, o ministro Alexandre de Moraes, pedir pelo esclarecimento de onde Silvinei ficaria hospedado em Brasília. Como resposta, a defesa informou a desistência da solicitação.

Descumprimento de mediadas cautelares de outros acusados

O ministro Alexandre de Moraes multou Filipe Martins, ex-assessor de Assuntos Internacionais do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em R$ 20 mil, na última segunda-feira, 7. A decisão do magistrado foi motivada pelo fato de o ex-assessor ter aparecido em vídeo publicado nas redes sociais pelo advogado Sebastião Coelho. A defesa de Martins recorreu da decisão.

No vídeo, Sebastião Coelho diz que foi ao fórum de Ponta Grossa (PR), onde Filipe mora, para acompanhar a apresentação semanal dele à Justiça, conforme determinou Moraes. O ex-assessor permanece calado e com os braços cruzados durante toda a gravação.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Ferroviária tenta reação contra instável Novorizontino e CRB mede forças com ameaçado Amazonas

A 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro terá sequência nesta segunda-feira com dois…

7 minutos ago

Tramell Tillman, de ‘Ruptura’, faz história como 1º ator negro a vencer categoria

Por Redação O Estado de S. Paulo - 15/09/2025 07:52 O ator Tramell Tillman, que…

9 minutos ago

Albânia adota ministra IA para combater corrupção

Por Redação O Estado de S. Paulo - 15/09/2025 08:05 Imune a subornos, ameaças ou…

18 minutos ago

Owen Cooper, de ‘Adolescência’ bate recorde e faz discurso inspirador ao ganhar prêmio

Por Redação O Estado de S. Paulo - 15/09/2025 07:56 Owen Cooper, que dá vida…

21 minutos ago

Vendas de novas moradias na China caem 7%, em ritmo de queda mais acentuado

As vendas de novas moradias na China em valor caíram 7% entre janeiro e agosto…

32 minutos ago

Videogame ‘Life is Strange’ será transformado em seriado live-action

O jogo de videogame Life is Strange será adaptado para um seriado live-action do Prime…

36 minutos ago

This website uses cookies.