O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, alertou para um “alto risco de guerras comerciais motivas por bens de consumo”, em meio ao que chamou de “grandes trocas comerciais de serviços”. As declarações foram feitas nesta quarta-feira, 22, durante evento da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) em Genebra, na Suíça.
Guterres ainda afirmou que o sistema de comércio baseado em regras corre o risco de “descarrilar”. Segundo ele, as “altas tarifas” que alguns países enfrentam atualmente são um importante problema econômico global e que, diante disso, as “tensões comerciais estão crescendo”.
Brevemente, sobre clima, o secretário alertou que o planeta está “à beira do colapso climático”, destacando que os últimos dez anos foram os mais quentes já registrados e que “nenhum país está a salvo” de incêndios, enchentes, tempestades e ondas de calor. Guterres pediu que governos integrem os alertas em suas políticas e orçamentos, ampliem o financiamento para adaptação climática e cumpram os compromissos de reduzir emissões.
“As energias renováveis são o único caminho credível para deter a destruição do nosso clima”, afirmou ele, pedindo também o combate à desinformação e ao greenwashing – quando empresas, governos ou instituições tentam parecer ambientalmente responsáveis sem de fato adotar práticas sustentáveis.
Por: Estadão Conteúdo
O encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e o americano Donald Trump…
A pouco mais de um mês da final da Copa Libertadores, o presidente do Peru,…
O presidente do Senado Davi Alcolumbre (União-AP), encaminhou nesta terça-feira, 21, autorização para que Comissão…
A Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 22,…
Por Redação O Estado de S. Paulo* - 22/10/2025 13:56 A diretora do Louvre, Laurence…
A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu por unanimidade nesta terça-feira, 21,…
This website uses cookies.