Categories: GOIAS

Saúde de Goiás anuncia ampliação da faixa etária para vacinação contra HPV


Ampliação da faixa etária tem como objetivo proteger mais jovens e fortalecer a saúde pública em Goiás (Fotos: Iron Braz)

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) anuncia a ampliação temporária da faixa etária para vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano). A partir de abril, adolescentes de 15 a 19 anos, de ambos os sexos, poderão se vacinar nas unidades de saúde do estado.

A ação tem como objetivo proteger quem não recebeu a dose na idade recomendada (de 09 a 14 anos) e reduzir os riscos de câncer associado ao vírus, como o de colo do útero, pênis, boca e ânus. 

A ampliação do público é temporária e vai até 30 de junho, após essa data a vacina volta a ser exclusiva para crianças e jovens de 09 a 14 anos.

A secretaria ressalta a importância da vacinação na prevenção ao câncer do colo do útero, responsável por centenas de mortes anuais em Goiás. Segundo dados da Coordenação de Oncologia da SES, em 2022 foram registrados 868 casos e 238 óbitos pela doença.

Em 2023, os números subiram para 935 casos e 249 mortes, enquanto em 2024 foram contabilizados 595 casos e 242 óbitos. O HPV é responsável por 99% dos casos desse tipo de câncer, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

A SES reforça que a vacina é segura e eficaz, e a imunização é a principal forma de prevenir não apenas o câncer do colo do útero, mas também outras doenças causadas pelo vírus (Fotos: Iron Braz)

Ampliação da faixa

A SES enfatiza a importância da vacina, destacando a facilidade da imunização, já que é disponível no SUS. A ampliação da faixa etária é uma medida para aumentar a proteção e reduzir a vulnerabilidade de adolescentes.

A secretaria ainda orienta que os municípios diversifiquem as estratégias de atendimento, como por exemplo:

  • a vacinação em escolas,
  • criação de horários alternativos
  • e busca ativa de não vacinados para ampliar a cobertura vacinal.

Desde 2023, o esquema vacinal é de dose única, o que facilita a adesão. A SES reforça que a vacina é segura e eficaz, e a imunização é a principal forma de prevenir não apenas o câncer do colo do útero, mas também outras doenças causadas pelo vírus.

“A vacina é uma ferramenta poderosa para proteger nossa população, especialmente os jovens, que estão em uma fase de maior exposição ao HPV”, destaca a superintendente de Vigilância Epidemiológica e Imunização da SES, Cristina Laval.

HPV (Papilomavírus Humano) (Imagem: Deposiphotos)

HPV

A campanha também busca conscientizar a população sobre os riscos do HPV, uma infecção sexualmente transmissível (IST) que pode ser assintomática, mas capaz de causar lesões que evoluem para câncer. A transmissão ocorre principalmente por relações sexuais desprotegidas, mas também pode acontecer por contato direto com a pele ou mucosas infectadas. 

Para se vacinar, basta comparecer a uma unidade de saúde com a caderneta de vacinação e um documento de identidade. A SES reforça que a prevenção é o melhor caminho para reduzir os casos e óbitos por câncer do colo do útero e outras doenças associadas ao HPV.

Mais informações em: https://encurtador.com.br/rFmFw

Saiba mais

Harmonização de Roteiros Objetivos de Inspeção (ROI) fortalece fiscalização sanitária em Goiás

Saúde realiza na próxima segunda-feira o Dia D de combate à tuberculose

Baixa cobertura vacinal contra febre amarela preocupa autoridades de saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) – Governo de Goiás

Dener Rafael

Recent Posts

Cruzeiro empata, leva sufoco do Mirassol e cai para o 3º lugar do Brasileirão

O Cruzeiro evitou um resultado pior no fechamento da 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. No…

31 minutos ago

Lauana Prado se emociona ao falar de pouso de emergência: ‘susto muito grande’

Após passar por um pouso de emergência nesta segunda-feira, 18, na cidade de Goiânia, em…

33 minutos ago

Por que MP pediu soltura de suspeito de matar namorada em Alphaville?

O Ministério Público pediu pela revogação da prisão de Fábio Seoane Soalheiro, suspeito de envolvimento…

38 minutos ago

com leucemia, Afonso começa gravar nova fase do personagem

Por Redação, O Estado de S. Paulo - 18/08/2025 21:45 A vida de Afonso (Humberto…

1 hora ago

Barra Funda passará a receber Linhas 7,10 e 11

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) começará a operar a Linha 11-Coral até a…

1 hora ago

This website uses cookies.