O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, defendeu hoje a “abertura comercial em detrimento ao protecionismo”, destacando a aprovação do acordo União Europeia (UE)-Mercosul como “um marco fundamental”. Em discurso em um fórum empresarial em Assunção, ele afirmou que “mais do que nunca, precisamos defender a ordem multilateral baseada em regras e fortalecer a cooperação internacional”. Em viagem à América do Sul, o líder espanhol já havia defendido o acordo com o bloco em visita ao Uruguai, e voltou a fazê-lo após encontro com o presidente paraguaio, Santiago Peña.
De acordo com Sánchez, a entrada em vigor do acordo seria também uma mensagem do ponto de vista político, apresentando um sinal de “comunidade e objetivos compartilhados”. Segundo o primeiro-ministro, “o multilateralismo é uma ferramenta fundamental para países de classe média como Paraguai e Espanha responderem ao desenvolvimento sustentável, crises econômicas e comerciais, desastres naturais, pandemias e aumento da desigualdade”.
Sobre as disputas comerciais envolvendo o bloco e os EUA, Sánchez afirmou que a resposta deve ser europeia. “Nosso objetivo comum é evitar uma guerra comercial. Os recursos provenientes de quaisquer contramedidas das autoridades europeias devem ser alocados a um novo fundo europeu de ajuda para os setores mais afetados”, disse.
Por: Estadão Conteúdo
O partido governante da China prometeu "aumentar significativamente a taxa de consumo das famílias" na…
A Amazon anunciou nesta terça-feira (28) planos de cortar 14 mil cargos em sua área…
Ao todo, serão sorteados 158 prêmios, no valor total de R$ 200 mil (Foto: Denis…
O Índice de Confiança da Construção (ICST) caiu 0,7 ponto em outubro ante o mês…
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que a atual primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, está…
Companheiro de Vinicius Júnior por seis temporadas, Toni Kroos saiu em defesa do camisa 7…
This website uses cookies.