Safra 2025 alcançará 341,9 milhões de toneladas e será 16,8% maior do que a de 2024, diz IBGE


A safra agrícola de 2025 deve totalizar um recorde de 341,9 milhões de toneladas, 49,2 milhões de toneladas a mais que o desempenho de 2024, um aumento de 16,8%. Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de setembro, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação ao levantamento de agosto, houve um aumento de 0,2% na estimativa, o equivalente a 660,9 mil toneladas a mais.

Área colhida

De acordo com o IBGE, a área a ser colhida na safra agrícola de 2025 deve totalizar 81,4 milhões de hectares, 2,4 milhões de hectares a mais que o desempenho de 2024, um aumento de 3,0%.

Em relação ao levantamento de agosto, houve uma alta de 102,7 mil hectares na estimativa da área colhida, elevação de 0,1%.

Milho, soja, sorgo e algodão

Conforme o IBGE, o País deve colher neste ano um volume recorde de soja, milho, algodão e sorgo.

São esperados aumentos de dois dígitos em 2025 para a soja (alta de 14,4%, para um recorde de 165,9 milhões de toneladas) e o milho (20,7%, para 138,4 milhões de toneladas). O milho 1ª safra terá alta de 14,0%, para 26,1 milhões de toneladas, e o milho 2ª safra terá aumento de 22,4%, totalizando 112,3 milhões de toneladas.

As projeções são de aumentos também para o arroz (17,2%, para 12,4 milhões de toneladas), algodão (10,6%, para um novo recorde de 9,8 milhões de toneladas), sorgo (24,8%, para um recorde de 5,0 milhões de toneladas) e trigo (3,6%, para 7,8 milhões de toneladas). O feijão terá queda de 0,5%, para 3,1 milhões de toneladas.

A safra agrícola de 2025 deve totalizar um recorde ainda maior que o previsto, de 341,9 milhões de toneladas, 49,2 milhões de toneladas a mais que o desempenho de 2024, um aumento de 16,8%. Em relação ao levantamento de agosto, houve um aumento de 0,2% na estimativa, o equivalente a 660,9 mil toneladas a mais.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Sebrae Goiás doa computadores e colabora com inclusão digital de jovens | ASN Goiás

Entrega dos primeiros sete computadores do Sebrae Goiás para o Projeto Cestampas, que vai trabalhar…

32 minutos ago

João Fonseca encara ex-top 3 Cilic na estreia do Masters 1000 de Madri

O tenista carioca João Fonseca, número 31 do mundo, conheceu nesta quarta-feira (22) quem irá…

38 minutos ago

Vereador Emerson Autovip propõe ponto de coleta de óleo de cozinha e parceria com a Saneago

A Câmara Municipal de Goianésia aprovou, durante sessão ordinária no Plenário Aleixo Luiz Vinhal, um…

2 horas ago

Muita gente deixa para depois e pode perder dinheiro: veja por que consultar o CPF ainda hoje

Adiar decisões simples pode parecer algo inofensivo no dia a dia, mas quando se trata…

2 horas ago

Programa Fatos Curiosos aborda lendas urbanas em novo episódio nesta quarta

O programa Fatos Curiosos chega ao seu 4º episódio com um tema que atravessa gerações…

3 horas ago

Caravana do SIM reúne municípios do Sul goiano em Itumbiara

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) realiza nesta quinta-feira (23/04) a 8ª edição…

5 horas ago

This website uses cookies.