Em conversa telefônica nesta quinta-feira, 17, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, abordaram os esforços para encerrar o conflito na Ucrânia, com Washington apresentando uma proposta de paz e Moscou mantendo sua disposição ao diálogo, segundo comunicados oficiais de ambos os países.
O Ministério das Relações Exteriores russo informou que Rubio, que está em Paris para discussões com aliados europeus e ucranianos, detalhou a Lavrov seus recentes contatos diplomáticos. O ministro russo “reafirmou a disposição de Moscou em continuar o trabalho conjunto com os colegas americanos para eliminar de forma confiável as causas fundamentais da crise ucraniana”, segundo a nota da Rússia.
Do lado americano, a porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce, afirmou que Rubio apresentou a Lavrov a mesma proposta de paz discutida com europeus e ucranianos. “O presidente Donald Trump e os EUA querem que esta guerra termine, e apresentaram a todas as partes os contornos de uma paz duradoura e sustentável”, declarou.
A nota americana destacou a “recepção encorajadora” à proposta em Paris, sugerindo abertura das partes para negociações. Enquanto isso, o comunicado russo enfatizou o acordo em manter “comunicação ativa”, especialmente antes das próximas reuniões diplomáticas previstas para a semana que vem.
Por: Estadão Conteúdo
Um jovem artista negro de 29 anos foi morto a tiros na manhã de terça-feira,…
As bolsas da Europa fecharam em baixa nesta sexta-feira, 29, em dia marcado por dados…
Dorival Júnior planeja usar a pausa da Data Fifa, após o clássico com o Palmeiras,…
O Departamento de Indústria e Segurança (BIS, na sigla em inglês) dos EUA revogou as…
A embaixada da China no Reino Unido reagiu duramente à declaração conjunta divulgada por Londres…
O lucro líquido da chinesa Huawei Technologies no primeiro semestre do ano recuou para 37,05…
This website uses cookies.