Reino Unido investe £1 bi em fábrica de baterias para carros elétricos com 1.000 novos empregos


O governo britânico anunciou nesta sexta-feira, 9, um investimento de 1 bilhão de libras para a construção de uma nova “gigafactory” em Sunderland, no norte da Inglaterra, que produzirá baterias para veículos elétricos (EVs). A fábrica, operada pela empresa japonesa AESC, deve gerar até 1.000 empregos e fornecer baterias para 100.000 carros elétricos por ano um aumento de seis vezes na capacidade atual do país, segundo comunicado do governo.

A iniciativa faz parte do “Plano para Mudança” do governo, que busca fortalecer as regiões industriais britânicas e consolidar o Reino Unido como uma “potência em energia limpa”, de acordo com o texto. A ministra das Finanças do país, Rachel Reeves, destacou que o projeto “acelera a transição para veículos sustentáveis” e “oferece empregos bem remunerados no Nordeste”, região historicamente industrial.

O anúncio ocorre um dia após um acordo comercial com os EUA que ajustou as tarifas de exportação de carros britânicos de 27,5% para 10%, beneficiando cerca de 100.000 veículos por ano. Reeves afirmou que o acordo “salvou milhares de empregos” e que a nova fábrica “consolida a competitividade global” do setor automotivo do país.

Do total investido, 680 milhões de libras virão de bancos como HSBC e Société Générale, com garantias do Fundo Nacional de Riqueza e do UK Export Finance. Outros 320 milhões de libras são financiamento privado, incluindo aportes da AESC. Além disso, o Fundo de Transformação Automotiva do governo destinará 150 milhões de libras em subsídios.

Shoichi Matsumoto, CEO da AESC, declarou que a empresa está “honrada por contribuir para uma economia de baixo carbono” com tecnologias avançadas de baterias, reforçando cadeias sustentáveis e gerando empregos locais.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Governo abre consulta pública para construir legado da Copa de 2027

O Brasil sedia em 2027 a primeira edição de uma Copa do Mundo de futebol…

18 minutos ago

Estudo inédito do Sebrae aponta dimensão da suinocultura em Goiás | ASN Goiás

Estudo inédito, intitulado “Suinocultura em Goiás: Perspectivas e Desafios”, resultado de parceria entre o Sebrae…

38 minutos ago

Vai viajar ou ficar em casa no feriado? Confira dicas para uso seguro da energia

O aumento no uso de eletrodomésticos durante feriados prolongados acende um alerta para os riscos…

40 minutos ago

Mês do MEI fortalece pequenos negócios em Goianésia e região com capacitações gratuitas

O Mês do MEI chega à regional Norte de Goiás com uma programação voltada ao…

2 horas ago

IPTU de Goianésia é prorrogado até 11 de maio e terá parcelamento em até 8 vezes

A Prefeitura de Goianésia anunciou, mais uma vez, a prorrogação do prazo para pagamento do…

3 horas ago

Em Jandaia, Procon apreende quase 450 latas de cervejas vencidas

O Procon Goiás apreendeu cerca de 450 latas de cervejas impróprias para consumo, totalizando 157…

5 horas ago

This website uses cookies.