Previdência deve pagar auxílio a mulheres vítimas de violência doméstica, diz Dino em voto


O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou para obrigar a Previdência Social a arcar com benefício assistencial temporário a mulheres vítimas de violência doméstica em situação de vulnerabilidade econômica. Dino é relator de um recurso do INSS que começou a ser julgado nesta sexta-feira, 8. A análise vai até o dia 18 de agosto.

A Lei Maria da Penha, de 2006, assegura à mulher em situação de violência doméstica a manutenção do vínculo empregatício por até seis meses, caso precise se afastar do local de trabalho. A medida visa proteger a vítima e garantir que ela não seja demitida no período.

A norma prevê que a situação da mulher que é vítima de violência doméstica equivale à incapacidade temporária, e por isso devem ser aplicadas as mesmas regras do auxílio-doença – o empregador arca com os primeiros 15 dias de afastamento e o INSS é responsável pelo restante.

No caso de mulheres que não contribuem com o INSS e, por isso, não têm direito ao auxílio-doença, Dino afirmou que o Estado deve arcar com o benefício assistencial. “Entendo que a vítima de violência doméstica, que, por decisão judicial, necessita se afastar de suas atividades laborais informais para garantir sua segurança, enquadra-se como beneficiária da proteção assistencial”, escreveu o ministro.

No voto, Dino afirma que o caso das mulheres vítimas de violência doméstica se enquadra nas situações de vulnerabilidade temporária, e por isso o benefício seria “eventual”. Ele lembra que, enquanto o Benefício de Prestação Continuada (BPC) recai sobre a União, os benefícios eventuais são de responsabilidade dos Estados e municípios.

Dino enfatizou que caberá à Justiça Estadual analisar, em cada caso, a necessidade de fixar benefício assistencial eventual “que faça frente à situação de vulnerabilidade temporária”.

“Ao analisar a situação fática, o juízo competente deverá atestar que a mulher destinatária da medida de afastamento do local de trabalho não possuirá, em razão de sua implementação, quaisquer meios de prover a própria manutenção, reclamando a assistência do Estado”, ressaltou Dino no voto.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Trump diz que EUA querem ajudar China e que Xi teve apenas ‘momento ruim’ com terras raras

O presidente americano, Donald Trump, afirmou neste domingo (12) que os EUA "querem ajudar a…

17 minutos ago

Katy Perry é flagrada aos beijos com Justin Trudeau

Katy Perry e Justin Trudeau foram flagrados aos beijos a bordo de um iate na…

21 minutos ago

paciente intoxicado por metanol recebe alta após fazer parte do tratamento com vodca russa

Cláudio Crespi, de 55 anos, que foi intoxicado por metanol, recebeu alta do Hospital Municipal…

27 minutos ago

Tomás Rincón, com edema muscular, vira dúvida do Santos para clássico com Corinthians

O volante venezuelano Tomás Rincón deve ser um desfalque para o técnico do Santos, Juan…

30 minutos ago

Tratando-se contra um câncer, Val Marchiori posta vídeo cortando o cabelo

Val Marchiori usou sua conta no Instagram para publicar um vídeo em que corta parte…

32 minutos ago

Judocas brasileiras levam 4 medalhas no 1º dia do Grand Prix de Lima

A delegação brasileira feminina de judô emplacou quatro pódios, com direito a dobradinha ouro e…

1 hora ago

This website uses cookies.