BRASIL

Novos deportados devem desembarcar em Fortaleza, nesta sexta

Um novo voo de brasileiros deportados dos Estados Unidos deve chegar a Fortaleza (CE) nesta sexta-feira (7). Até o fechamento desta reportagem, a quantidade de passageiros não havia sido divulgada. Este é o segundo grupo que volta ao Brasil desde o início da gestão de Donald Trump, no novo mandato.

Os primeiros deportados brasileiros desembarcaram em Belo Horizonte, mas o governo federal decidiu mudar os próximos desembarques para a capital cearense. O objetivo é fazer com que os cidadãos brasileiros não sobrevoem território nacional algemados.

No último dia 24 de janeiro, o primeiro voo com deportados chegou ao Brasil em meio a polêmicas acerca das condições às quais o grupo foi submetido ao longo do trajeto. Isso porque os brasileiros desembarcaram algemados.

De acordo com a Polícia Federal, o uso de algemas em imigrantes é praticado em voos fretados do país norte-americano para repatriação. No entanto, elas devem ser retiradas logo que o avião pouse em solo nacional, uma vez que os deportados não são prisioneiros.

Mas, afinal, o que é previsto pelo Direito Internacional em relação às deportações? Segundo o especialista em Direito Internacional, Fernando Canutto, a legalidade do uso de algemas em deportações é analisada sob o direito interno de cada país.

“A diferença entre as duas visões jurídicas, como sempre, deve ser resolvida com diálogo e diplomacia. Brasil e Estados Unidos têm uma relação diplomática com vários pontos de convergência e alguns pontos de divergência. Isso sempre muda de governo a governo. Então, apensar de ter alguns arranhões na diplomacia desses dois países, com certeza esse é um ponto pequeno e deve ser resolvido ou até superado o quanto antes”, destaca.

O especialista em segurança pública, Ricardo Bandeira, afirma que, se as algemas tivessem sido retiradas assim que os deportados chegassem ao solo brasileiro, não haveria problema.

“Eu avalio esse caso específico de brasileiros que estão sendo deportados dos Estados Unidos algemados como uma medida cruel e desnecessária, tendo em vista que não são criminosos que estão sendo transportados. Porém, eu devo falar também que é uma medida legal, quando efetuada, logicamente, dentro do território americano. Se a legislação americana permite, essa medida é legal”, considera.

Crise no IBGE: os efeitos do embate entre servidores e atual gestão

No Brasil, o uso de algemas é excepcional. Por meio de nota, a Polícia Federal informou que o uso do equipamento no envio de estrangeiros para fora do Brasil ocorre apenas se, depois de uma análise da equipe responsável pela deportação, os agentes verificarem a necessidade do uso para a garantia da segurança dos demais passageiros e dos próprios policiais. O motivo da necessidade deverá ser registrado em documento.

Fonte: Brasil 61

Brasil 61

Recent Posts

Novorizontino faz 3 a 0 no Operário-PR e volta ao G-4 da Série B

O Novorizontino está de volta ao G4 da Série B do Campeonato Brasileiro. Vindo motivado…

11 minutos ago

Tiago Iorc é internado às pressas com hérnia de disco e faz alerta

O cantor Tiago Iorc revelou que precisou ser internado às pressas em um hospital neste…

22 minutos ago

Seleção brasileira chega a Tóquio para amistoso contra Japão na terça

A seleção brasileira masculina de futebol desembarcou neste domingo (12) em Tóquio, onde enfrenta o…

24 minutos ago

Lecornu anuncia novo gabinete em tentativa de conter a turbulência política

O recém-nomeado primeiro-ministro da França, Sebastien Lecornu, anunciou um novo governo neste domingo, 12, enquanto…

27 minutos ago

Barcelona não deve renovar contrato de Robert Lewandowski, diz jornal espanhol

O Barcelona não deve renovar o contrato do atacante polonês Robert Lewandowski. De acordo com…

28 minutos ago

Palmeiras amplia chances de título do Brasileirão após goleada; veja probabilidades

O Palmeiras ampliou ainda mais as chances de conquistar o título do Brasileirão depois de…

59 minutos ago

This website uses cookies.