O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que a Organização das Nações Unidas (ONU) “não representa mais quase nada” e questionou porque a ONU não cria o Estado palestino. “A ONU criou o Estado de Israel em 1947, por que não criou o Estado de Palestina agora? Porque não tem força”, destacou.
Lula discursou no encerramento do Fórum Empresarial Brasil-França, em Paris. “Nós não temos governança mundial hoje, a ONU não representa quase nada mais, nenhuma decisão da ONU é cumprida, e os cinco países que são membros permanentes do Conselho de Segurança também não obedecem à ONU”, afirmou o presidente brasileiro.
Na visão de Lula, o mundo está “órfão”, sem uma governança global e sem reprimenda de quem descumpre acordos.
“Não vamos deixar o (presidente dos EUA, Donald) Trump ser essa governança. Tem que ser um coletivo, não pode ter direito de veto”, ressaltou o líder brasileiro.
Lula acusou países de descumprirem acordos da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP) e que os países riscos têm um “passivo histórico”.
“Eles têm que pagar esse contencioso, se não, não resolve o problema. Vocês já tiraram proveito do planeta, já criaram o Estado de bem-estar social, e nós que não criamos nada não vamos poder criar?”, apontou o presidente.
Por: Estadão Conteúdo
Nesta segunda-feira, a energia astral poderá estimular mudanças internas e despertar emoções intensas. Logo, será…
A medalha de bronze do Campeonato Mundial de Clubes feminino de vôlei, realizado em São…
O Palmeiras é tetracampeão paulista feminino. Neste domingo (14), as palestrinas perderam do Corinthians por…
O Flamengo volta a quadra neste domingo (14) pela Champions League das Américas, a "Libertadores" do basquete…
Nada combina mais com o Natal do que reunir quem amamos ao redor da mesa.…
Além de ajudar no gasto de energia, o passeio é fundamental para a saúde emocional…
This website uses cookies.