Categories: Últimas Notícias

No FMI, Lagarde alerta para riscos do protecionismo e incertezas que afetam economia global


A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou nesta sexta-feira, 25, que a “ordem econômica global mudou” há alguns meses, com o aumento do protecionismo e das tensões comerciais criando “fortes obstáculos para a economia global”. Segundo ela, “a incerteza em relação à política comercial aumentou de forma inédita e está afetando negativamente os investimentos”.

Em meio a um cenário de crescimento moderado, Lagarde destacou, em discurso durante as Reuniões de Primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI), que “os riscos negativos se intensificaram”, citando que “o protecionismo e a fragmentação comercial podem prejudicar o funcionamento das cadeias globais de valor”. A inflação global deve cair “gradualmente”, mas as tensões geopolíticas e tarifárias trazem incertezas. “Tarifas podem provocar oscilações nas taxas de câmbio, impactar os preços de importação e desorganizar cadeias de suprimento”, alertou.

A presidente do BCE reforçou que as tensões geopolíticas e comerciais continuam sendo riscos significativos. “A intensificação das tensões comerciais e as incertezas associadas devem reduzir o crescimento da área do euro”, ponderou, alertando para possíveis impactos nas exportações, investimentos e consumo.

Lagarde ressaltou ainda, sobre política monetária, que “não estamos comprometidos com um caminho específico para as taxas de juros”, mantendo uma postura dependente de dados.

A atividade econômica na região segue “moderada”, para ela. Contudo, “espera-se que os consumidores se tornem mais cautelosos, reduzindo os gastos”, disse Lagarde, citando também os impactos das barreiras comerciais sobre os exportadores europeus. Ainda assim, o mercado de trabalho permanece “resiliente”.

Diante dos desafios, Lagarde defendeu políticas fiscais e estruturais para impulsionar a competitividade. “Governos devem priorizar investimentos estratégicos que estimulem o crescimento”, afirmou, destacando a necessidade de avançar em áreas como transição verde e integração econômica.



Por: Source link

Estadão

Recent Posts

Enel SP só vai renovar contrato se cumprir todas as exigências, diz ministro de Minas e Energia

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta terça-feira, 14, que a Enel…

4 minutos ago

Tarcísio volta a criticar Haddad e reitera que não atuou para derrubar MP alternativa ao IOF

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), voltou a negar nesta terça-feira, 14,…

7 minutos ago

Não entendo a ideia de uma fintech maior que um banco pagar menos imposto, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (14) não entender como uma fintech…

13 minutos ago

Em julgamento no STF, Cármen Lúcia desmente advogado sobre voto impresso

A ministra Cármen Lúcia reagiu nesta terça-feira, 14, durante o julgamento do núcleo de desinformação…

16 minutos ago

Deputados poderiam pelo menos ter votado revisão de gasto primário da MP 1.303, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (14) que os deputados poderiam ter…

23 minutos ago

This website uses cookies.