Motta anuncia Paulinho da Força como relator do projeto da anistia


O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou na manhã desta quinta-feira, 18, que o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) vai ser o relator do projeto de anistia aos condenados pelos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023.

“Tenho certeza que ele conduzirá as discussões do tema com o equilíbrio necessário”, disse o presidente da Casa no X (antigo Twitter). A publicação de Motta ocorreu minutos depois do presidente do Solidariedade chegar à residência oficial da Câmara, em Brasília.

Como mostrou o Estadão nesta quarta-feira, 17, o nome dele já era dado como certo para assumir a relatoria da anistia. Ao lado de Motta, Paulinho da Força tem sido um dos interlocutores de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Magistrados da Corte já avisaram que não aceitarão a anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e 3 meses de prisão,nem aos demais envolvidos na trama que atentou contra a democracia. Se o Congresso der sinal verde para uma proposta de perdão nesses termos, o STF barrará o seu avanço, sob o argumento de que é inconstitucional.

Agora, a ideia em discussão por Motta é substituir o projeto que prevê anistia ampla por um texto que reduza as penas dos condenados no 8 de Janeiro, uma proposta considerada mais palatável por ministros da Corte. A dúvida é se esse novo projeto beneficiaria Bolsonaro, como quer o PL. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), afirmou que nenhum projeto de anistia ampla, geral e irrestrita passará pela Casa de Salão Azul.

Em minoria no Congresso, o governo sofreu mais uma derrota, na noite desta quarta, com a aprovação do requerimento que prevê urgência na votação do projeto de anistia. Passavam de 22h30 quando o placar da Câmara exibiu 311 votos favoráveis à urgência, 162 contra e 7 abstenções.

Em abril, o Placar da Anistia feito pelo Estadão mostrou que o deputado Paulo Pereira da Silva era contra a anistia. Ele também disse ser contrário à redução de pena aos envolvidos na tentativa de golpe. Paulinho da Força já foi aliado de Lula, mas rompeu com o governo e se aproximou cada vez mais do Centrão.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

3 golpes digitais mais comuns e como se proteger deles

O Brasil se consolidou como o maior alvo de ciberataques da América Latina, registrando mais…

4 minutos ago

BC conservador sobre Selic e cautela política impedem Ibovespa de seguir alta em NY

O tom conservador do comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom), após a decisão de…

9 minutos ago

Dino manda PF investigar conclusões da CPI da Covid sobre Bolsonaro e cloroquina

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira, 18, a abertura…

12 minutos ago

entre os pilares do próximo ciclo do BC, crédito é uma das principais questões

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, repetiu nesta quinta-feira, 18, que avançar na oferta…

20 minutos ago

Trump e Starmer discordam sobre discussão de criação de Estado palestino para resolver guerra

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer,…

21 minutos ago

Endrick volta a treinar no Real Madrid após 4 meses e busca recuperar espaço perdido no elenco

Em meio aos compromissos de início de temporada com a disputa da Champions League e…

22 minutos ago

This website uses cookies.