Categories: Últimas Notícias

Juíza determina que governo Trump tome medidas para retorno de homem deportado por engano


Uma juíza federal ordenou ao governo Trump que “tome todas as medidas disponíveis para facilitar o retorno” de um homem de Maryland, nos Estados Unidos, que foi deportado por engano para uma prisão em El Salvador, e marcou uma audiência de acompanhamento para sexta-feira, 11.

A ordem da juíza distrital dos EUA Paula Xinis foi emitida após a Suprema Corte dos EUA afirmar, na quinta-feira, 10, que o governo Trump deve trabalhar para trazer Kilmar Abrego Garcia de volta, rejeitando o apelo emergencial do governo contra a ordem da juíza emitida em 4 de abril determinando seu retorno.

O cidadão salvadorenho tinha uma ordem do tribunal de imigração impedindo sua deportação ao país de origem, por temores de que enfrentaria perseguição por gangues locais. Após a decisão da Suprema Corte, Xinis determinou que o governo apresentasse, até a manhã de sexta-feira, uma declaração informando a localização e o status de custódia de Abrego Garcia, além das ações tomadas e a serem tomadas para facilitar seu retorno. A audiência presencial foi marcada para a tarde desta sexta, horário local.

A Suprema Corte emitiu uma série de decisões em sua pauta emergencial, nas quais a maioria conservadora tem, ao menos parcialmente, apoiado Trump em meio a uma onda de decisões de tribunais inferiores que dificultam sua agenda. No caso de quinta-feira, o tribunal afirmou que a ordem de Xinis precisa ser esclarecida para garantir que não interfira no poder do Executivo sobre assuntos externos, já que Abrego Garcia está detido fora do país.

“A ordem exige adequadamente que o governo facilite a libertação de Abrego Garcia da custódia em El Salvador e assegure que seu caso seja tratado como teria sido caso ele não tivesse sido enviado indevidamente para El Salvador”, afirmou o tribunal em uma decisão não assinada e sem dissidências registradas. O governo afirma que Abrego Garcia é membro da gangue MS-13, embora ele nunca tenha sido acusado ou condenado por nenhum crime. Seus advogados dizem que não há nenhuma evidência de que ele tenha pertencido à MS-13.

O próprio governo admitiu que cometeu um erro ao enviá-lo para El Salvador, mas alegou que não poderia mais fazer nada a respeito. Os ministros liberais da Corte disseram que o governo deveria ter se apressado para corrigir “seu erro gritante” e que estava “claramente errado” ao sugerir que não poderia trazê-lo de volta.

“Montanha-russa emocional”

A esposa de Abrego Garcia, Jennifer Vasquez Sura, afirmou que a situação tem sido uma “montanha-russa emocional” para sua família e para toda a comunidade. “Estou ansiosa esperando por Kilmar aqui em meus braços, em nossa casa, colocando nossos filhos para dormir, sabendo que esse pesadelo está quase no fim. Continuarei lutando até meu marido estar em casa”, disse ela.

A ordem de Xinis, de 4 de abril, afirmou que a decisão do governo de prender e deportar Abrego Garcia para El Salvador parecia ser “totalmente ilegal”. “Há pouca ou nenhuma evidência que sustente uma acusação vaga e não corroborada de que Abrego Garcia tenha feito parte da gangue de rua MS-13”, escreveu a juíza.

Abrego Garcia, de 29 anos, foi detido por agentes de imigração e deportado no mês passado. Ele possuía uma permissão do Departamento de Segurança Interna (Homeland Security) para trabalhar legalmente nos EUA e trabalhava como aprendiz de caldeireiro, buscando uma licença de profissional certificado, segundo seu advogado. Sua esposa é cidadã norte-americana.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Ouro e prata fecham em alta com tensão EUA-China e renovam máximas históricas

O ouro fechou em alta inédita e a prata renovou maior nível em 45 anos…

57 segundos ago

Zelenski diz que irá a Washington esta semana para se reunir com Trump

Por Redação O Estado de S. Paulo* - 13/10/2025 15:51 O presidente da Ucrânia, Volodmir…

2 minutos ago

‘Tenho crise de ansiedade e medo’, diz Val Marchiori, prestes a começar quimioterapia

Por Redação O Estado de S. Paulo - 13/10/2025 15:43 Às vésperas de iniciar o…

5 minutos ago

3 doenças causadas pelo contato com a água da chuva

O contato com a água da chuva pode representar riscos à saúde, causando doenças, especialmente…

8 minutos ago

Petrobras pretende retomar produção de FPSO Angra dos Reis no campo de Tupi

A Petrobras informou que pretende retomar nos próximos dias a operação da plataforma FPSO Angra…

14 minutos ago

Durante viagem à Itália, Lula diz que ‘nem lembrava’ de Zambelli e afirma que ela ‘vai pagar’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante sua visita à Itália nesta segunda-feira,…

17 minutos ago

This website uses cookies.