Influencer suspeito de participar de esquema de desvio milionário via Pix é preso na Argentina


Por Redação O Estado de S. Paulo – 28/09/2025 11:09

A Polícia Federal prendeu na noite de sábado, 27, no aeroporto de Buenos Aires, na Argentina, o influencer e empresário Gabriel Spalone. Ele é suspeito de participar de um grupo acusado de desviar R$ 146 milhões por meio de fraudes no sistema Pix e chegou a ser incluído na Difusão Vermelha da Interpol, uma lista internacional usada por forças de segurança para compartilhar informações de foragidos.

De acordo com a Polícia Federal, o influenciador foi preso depois de desembarcar de um voo que saiu do Panamá. A operação contou com o apoio da Polícia Civil de São Paulo e das autoridades de Argentina, Panamá, Paraguai e Estados Unidos.

Spalone ficará detido na Argentina e, depois, será extraditado para o Brasil.

Em nota enviada ao Estadão, Eduardo Maurício, advogado de defesa de Spalone, disse que já forneceu provas da inocência do empresário e que pediu revogação da prisão, pendente de decisão judicial.

“Dr. Eduardo Maurício afirma que exercerá a defesa do influencer e empresário no processo de extradição que se inicia na Argentina, e, em paralelo, já foi fornecida provas da sua inocência e já foi requerido no Brasil a revogação da sua prisão pendente de decisão judicial”, afirmou.

A defesa também disse que, se for necessário, “procederá com o pedido exclusão de Spalone da Interpol diretamente em Lyon na França”, e que “entrará com denúncia na Corte Interamericana de Direitos Humanos, tudo visando com que Gabriel possa responder o processo em liberdade”. Leia a nota na íntegra ao fim desta reportagem.

Na terça-feira, 23, o empresário chegou a ser alvo de uma operação da Polícia Civil de São Paulo, mas não foi localizado pelos agentes. Outros dois suspeitos foram presos.

Spalone é alvo da ‘Operação Dubai’

Gabriel Spalone é dono da Dubai Cash e da Next Trading Dubai, fintechs voltadas para operações com pagamentos e investimentos. Ele tem residências na capital paulista e em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A Dubai Cash informa em sua rede social ter movimentado mais de R$ 2 bilhões por Pix. A Next diz ser uma empresa de serviços financeiros de escala global.

A Polícia Civil constatou que o esquema utilizou diversas contas mantidas junto à instituição bancária para recebimento dos valores. As investigações apontaram também que os golpistas utilizaram o Pix como meio de transferência.

A “Operação Dubai” – o nome é referência às empresas e à cidade onde o investigado mantém residência no exterior – foi realizada pela 1ª Delegacia da Divisão de Crimes Cibernéticos, vinculada ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil de São Paulo.

De acordo com a investigação, os criminosos usaram a credencial de uma prestadora de serviços para desviar os valores do banco em fevereiro deste ano.

Confira a nota da defesa na íntegra

Eduardo Maurício advogado de defesa de Gabriel Spalone ratifica que seu cliente foi colocado em liberdade no Panamá, e afirma que posteriormente foi detido novamente em Buenos Aires (desta vez com uma inclusão ao que parece correta na Interpol).

Dr. Eduardo Maurício afirma que exercerá a defesa do influencer e empresário no processo de extradição que se inicia na Argentina, e em paralelo, já foi fornecida provas da sua inocência e já foi requerido no Brasil a revogação da sua prisão pendente de decisão judicial, e se o caso impetrará habeas corpus perante o Tribunal, bem como a defesa procederá com o pedido exclusão de Spalone da Interpol diretamente em Lyon na França; e também com denúncia na Corte Interamericana de Direitos Humanos, tudo visando com que Gabriel possa responder o processo em liberdade.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Wanderlei Silva quebra nariz e leva pontos após ‘nocaute’ em confusão

Wanderlei Silva precisou ser levado ao hospital na madrugada deste domingo após ser "nocauteado" durante…

7 minutos ago

Imagens da Globo mostram que autor de ‘nocaute’ em Wanderlei Silva é filho de Popó

Novas imagens da transmissão da TV Globo ajudaram a esclarecer a confusão generalizada após a…

16 minutos ago

Popó levanta bandeira branca após confusão e pede paz a Wanderlei: ‘Pronto para te abraçar’

Acelino "Popó" Freitas espera colocar um ponto final na briga generalizada entre sua equipe e…

30 minutos ago

Diddy foi ‘coach empresarial’ para outros detentos na prisão, diz site

Antes da sentença marcada para 3 de outubro por acusações de prostituição, Sean "Diddy" Combs…

32 minutos ago

Barra-SC sai na frente do Santa Cruz na decisão da Série D: 2 a 1

De um lado, como mandante na Arena Pernambuco lotada com mais de 45 mil torcedores,…

42 minutos ago

‘O Brasil inteiro viu essa vergonha’

Vitor Belfort se pronunciou sobre a confusão que encerrou a luta entre Acelino "Popó" Freitas…

1 hora ago

This website uses cookies.