Governo Trump quer revogar regra de Biden que limita exploração de petróleo no Alasca


O Departamento do Interior (DoI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos anunciou a proposta de revogação da regra de 2024 que impôs, durante o governo de Joe Biden, novas restrições à exploração de petróleo e gás na Reserva Nacional de Petróleo do Alasca. Segundo o comunicado oficial, a revogação da norma eliminará obstáculos à produção responsável de energia.

A reserva, com cerca de 93 mil quilômetros quadrados no Norte do Alasca, foi destinada pelo Congresso para exploração e desenvolvimento de petróleo como parte da segurança energética nacional, em resposta à crise do petróleo dos anos 1970. O texto diz que, após uma revisão jurídica e política detalhada, autoridades da Agência de Gestão de Terras (BLM, na sigla em inglês) e do DoI concluíram que a regra de 2024 excede a autoridade estatutária da agência e entra em conflito com o propósito da lei, além de impor “barreiras desnecessárias ao desenvolvimento responsável de energia” na região.

“O Congresso foi claro: a reserva no Alasca foi criada para apoiar a segurança energética dos EUA por meio do desenvolvimento responsável. A regra de 2024 ignorou esse mandato, priorizando a obstrução em detrimento da produção e minando nossa capacidade de aproveitar recursos domésticos num momento em que a independência energética americana nunca foi tão crucial”, afirmou o secretário do Interior, Doug Burgum.

De acordo com comunicado, a revogação proposta está alinhada com as ordens executivas do presidente Donald Trump de janeiro de 2025, que destacam a necessidade de reverter políticas restritivas que dificultam o desenvolvimento energético doméstico por meio da exploração de petróleo.

Com a revogação, o BLM retornará às regulações anteriores, que orientam o desenvolvimento responsável da reserva, preservando a proteção da vida selvagem, acrescenta a nota do DoI. A proposta será publicada no Federal Register, o diário oficial americano, e ficará aberta para comentários públicos por 60 dias.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Lei da atração: veja 5 erros que travam seus resultados

A lei da atração ensina que pensamentos, emoções e intenções emitidos com clareza geram uma…

40 minutos ago

“Goiás mira o mundo com programa que leva talentos ao exterior”, diz Daniel Vilela – Vice-Governadoria

Goiás pelo Mundo vai promover intercâmbio para mais de 2 mil goianos; iniciativa foi lançada…

49 minutos ago

Brasil emplaca cinco duplas nas oitavas do Mundial de vôlei de praia

Cinco duplas brasileiras vão disputar as oitavas de final do Campeonato Mundial de Vôlei de…

1 hora ago

Receitas com espinafre: 5 pratos saudáveis e deliciosos para o almoço

O espinafre é uma ótima escolha para quem busca refeições equilibradas e cheias de sabor.…

2 horas ago

“Temos uma gestão pública inteligente”, diz Daniel Vilela ao celebrar destaque de Goiás no ranking de liberdade econômica – Vice-Governadoria

Vice-governador atribui resultado à gestão eficiente e inovadora de Ronaldo Caiado, que impulsionou o ambiente…

2 horas ago

This website uses cookies.