O governo dos Estados Unidos ordenou nesta quinta-feira, 3, a retirada do encarregado de negócios de sua embaixada em Bogotá, John T. MacNamara, em protesto contra declarações do governo do presidente Gustavo Petro.
Em resposta, Petro chamou para consultas o embaixador da Colômbia nos EUA, Daniel García-Peña Jaramillo, instando-o a informar sobre o desenvolvimento da agenda bilateral que inclui transição energética, combate ao narcotráfico e migração.
A porta-voz do Departamento de Estado americano, Tammy Bruce, afirmou que o secretário da pasta, Marco Rubio, retirou MacNamara para “consultas urgentes após declarações infundadas e reprováveis das mais altas esferas do governo colombiano”.
Embora a porta-voz não tenha detalhado a quais declarações específicas se referia, a decisão coincide com reclamações públicas feitas por Petro ao governo americano por um suposto plano para pressionar sua saída do poder.
“Há um golpe em flagrante e é preciso investigá-lo e solicitar à justiça dos EUA que investigue”, assegurou Petro na véspera em sua conta no X.
A Associated Press consultou a embaixada americana para precisar os comentários considerados reprováveis por parte do governo, mas não obteve resposta imediata.
*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial do Broadcast. Saiba mais em nossa Política de IA.
Por: Estadão Conteúdo
No início de dezembro, uma energia intensa impulsionará o signo de Sagitário a agir com…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Mineiros – 14ª…
O Ministério Público de Goiás (MPGO) requereu à Justiça a retirada de uma estrutura metálica…
O Procon Goiás autuou 20 empresas, entre lojas de rua e de shoppings, por infrações…
O período natalino combina celebração, encontros e sabores que remetem ao aconchego das festas de…
A 100ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, realizada tradicionalmente em 31 de dezembro,…
This website uses cookies.