Categories: Últimas Notícias

Duas onças-pardas são mortas em Mato Grosso do Sul; entenda o que a polícia investiga


A Polícia Militar Ambiental (PMA) do Mato Grosso do Sul prendeu um homem de 37 anos, suspeito de matar duas onças-pardas em uma propriedade rural no município de Camapuã, a cerca de 140 quilômetros de Campo Grande.

A prisão foi realizada na quinta-feira, 24. O suspeito não teve a identidade revelada e, por isso, não foi possível localizar a sua defesa. A Polícia Civil investiga se o abatimento está relacionado com o comércio de peles ou caça ilegal.

Conforme a PM Ambiental, os agentes encontraram as carcaças dos animais nesta área rural. O homem suspeito foi localizado no local com um revólver calibre. 357. Ele foi detido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil da cidade.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) do Mato Grosso do Sul informa, em nota, que a espécie de onça abatida está ameaçada, o que a torna protegida pela legislação brasileira.

“O crime ambiental de caça ilegal de animais silvestres tem atenção do governo do Estado, e por isso foi intensificado o policiamento ambiental em todo o Mato Grosso do Sul, com foco na repressão à caça ilegal e no fortalecimento das ações de educação ambiental – executadas em propriedades rurais, estradas e pontos turísticos”, informa a secretaria.

Caso não está relacionado com ataque a caseiro

Conforme a pasta, o caso não tem relação com o episódio do caseiro de 60 anos, Jorge Avalo, morto por uma onça-pintada na semana passada, em Aquidauana. A vítima teve parte do corpo devorada pelo felino.

O animal foi capturado e levado a um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande. No momento em que foi encontrado, estava pesando 94 quilos, abaixo da média para um macho adulto da espécie.

O Cras vai realizar todos os procedimentos de saúde no animal, com coleta de materiais para análise. O objetivo é descobrir se há material genético da vítima, e fazer análise multidimensional da saúde da onça para entender os motivos do ataque.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Goianésia forma novas turmas do Bombeiro Mirim e reforça cidadania entre crianças

A noite desta terça-feira (2) foi marcada por emoção e sentimento de orgulho durante a…

57 minutos ago

Papai Noel é recebido com festa e emociona famílias em Goianésia

A magia do Natal tomou conta da Praça Laurentino Martins, região central de Goianésia na…

2 horas ago

COB anuncia indicados a Melhor Atleta do Ano no Prêmio Brasil Olímpico

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou nesta quarta-feira (3) os oito concorrentes a Melhor…

2 horas ago

Receitas com ovo: 4 opções práticas para variar o cardápio

Os ovos são ingredientes versáteis e completos que facilitam a rotina culinária e permitem criar…

2 horas ago

Sebrae Goiás anuncia calendário de missões empresariais para 2026

As missões empresariais promovidas pelo Sebrae Goiás têm se consolidado como instrumentos estratégicos de transformação…

3 horas ago

Proteja-se do sol: 5 itens indispensáveis no verão

Com o verão chegando, a exposição ao sol, ao mar e à piscina aumenta e,…

3 horas ago

This website uses cookies.