A quinoa, uma planta alimentícia conhecida por suas pequenas sementes, tem origem nas regiões montanhosas da América do Sul, com destaque para Bolívia, Peru, Colômbia e Equador. Pertencente à família das Chenopodiaceae, ela é cultivada principalmente por seus grãos, os quais são altamente nutritivos e considerados um superalimento.
O seu consumo contribui para o bom funcionamento do corpo. Além disso, ela é rica em aminoácidos essenciais. “É muito proteica, fonte de vitaminas do complexo B, fibras e minerais. A qualidade de proteínas que possui é comparável às fontes de origem animal, não pela quantidade, mas pela união de vários tipos proteicos que oferecem tudo o que o organismo necessita”, explica a culinarista Guta Pudell.
A quinoa é uma semente muito indicada para praticantes de atividades físicas, pois é rica em proteínas, auxiliando no fortalecimento muscular. Conforme explica a nutricionista Adriana Cerchiari de Andrade, o alimento também auxilia na prevenção e tratamento de dislipidemias, obesidade, doenças cardiovasculares e hipertensão arterial.
“[Ela é] eficiente na prevenção de enfermidades crônicas, como a osteoporose, doenças do coração e outras alterações femininas decorrentes da carência de estrogênios na menopausa”, acrescenta a nutricionista Queila Turchetto.
Segundo Queila Turchetto, não existe uma quantidade máxima de quinoa para o consumo, mas, devido ao elevado teor calórico, 2 a 4 colheres de sopa por dia já são suficientes para se obter todos os benefícios da quinoa. Guta Pudell, por sua vez, sugere associar o consumo à ingestão de alimentos ricos em vitamina C, para aumentar a absorção dos nutrientes.
Além disso, a semente pode ser usada em saladas, consumida com iogurtes e frutas, adicionada no preparo de sucos ou vitaminas, tabules, quibes de quinoa (com carne de soja) e até calda doce de uva. Também pode substituir a farinha de trigo no preparo de bolos, pães e biscoitos.
Para fazer a cocção da quinoa, existe uma técnica infalível: é só usar a quantidade de 3 xícaras de chá da semente para 1 xícara de chá de água e cozinhar em fogo baixo.
Conforme explica Queila Turchetto, as sementes de quinoa contêm 23% de proteínas e grande quantidade de vitaminas, como B1, B2, B3, B6, C e E. É rica também em minerais, como o ferro, o fósforo e o cálcio.
Fonte: Portal EdiCase
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Abadia de Goiás…
Começar os preparativos da mudança com antecedência permite que cada etapa seja conduzida com calma…
Para os cabalistas, o mês se inicia com o primeiro dia da Lua Nova, pois…
Tomar banho de boldo é uma prática que traz muitos benefícios para o corpo e…
Obra de R$ 2,8 milhões reforça a excelência da rede estadual de educação e soma-se…
São 200 vagas para diferentes localidades de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Inscrições devem ser…
This website uses cookies.