BRASIL

Dengue: estado do Acre e oito municípios decretam situação de emergência

Atualmente, no Brasil, há nove decretos de emergência por arboviroses notificados ao Ministério da Saúde. Os decretos correspondem a todo o Acre, à capital Goiânia (GO) e ao município Nossa Senhora do Livramento (MT). Além disso, há seis municípios de São Paulo que decretaram situação de emergência em relação às arboviroses, sendo:  São José do Rio Preto (SP), Pinheiro Preto (SP), Tanabi (SP), Potirendaba (SP), Araçatuba (SP) e Amparo (SP).

Confira a situação epidemiológica de cada estado com decreto de situação de emergência:

Acre

Segundo informações do Ministério da Saúde, são estimados 810 casos de dengue no estado, entre as semanas epidemiológicas 49 de 2024 e 01 de 2025, conforme dados do InfoDengue.

O Boletim Epidemiológico Semanal das Arboviroses no Acre, publicado em 10/12/2024 aponta que entre as semanas 1 a 47/2024 o estado teve 4.658 casos prováveis de dengue e 3.620 casos confirmados.

O Ministério enviou uma caravana para controle das arboviroses ao estado do Acre, que chegou à localidade na última quarta-feira (15). A equipe técnica do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para Dengue e outras Arboviroses busca apoiar a gestão local nas ações de controle dessas doenças em cidades pelo país.

A Pasta informou, em nota, que a equipe técnica se reuniria, em campo, com gestores de saúde dos municípios de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, da capital Rio Branco e representantes da Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre). O estado do Acre decretou emergência em saúde pública em 8 de janeiro. E, no dia  9 de janeiro, o MS instalou o COE para Dengue e outras Arboviroses.

Goiás

Em Goiás, 1.402 casos de dengue foram confirmados em 2025, segundo a Indicadores da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás.

Goiânia concentra o maior número, com 263 confirmações da doença, de acordo com a rádio CBN de Goiânia.

Segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde o estado tem 2.322 casos prováveis da doença e cinco óbitos em investigação este ano. O painel aponta que os dados foram atualizados em 17/01/2025.

São Paulo 

O boletim epidemiológico de Arboviroses: Dengue, Zika e Chikungunya disponibilizado semanalmente pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (COVISA/SMS-SP), publicado em 13 de janeiro, aponta que até a semana epidemiológica 02/2025 foram confirmados 100 casos de dengue no estado, de um total de 684 casos notificados.

Controle pela população

De acordo com o MS, a população desempenha um papel fundamental no controle das arboviroses na adoção de medidas como eliminar criadouros do mosquito. A pasta afirma que 75% dos focos do mosquito transmissor estão dentro das residências.

A orientação é que ao apresentar sintomas como febre, dores no corpo e nas articulações, o infectado procure atendimento médico.

Brasil 61

Recent Posts

Gestação de gata: confira cada etapa e os cuidados necessários

A gestação felina é um processo cheio de particularidades e envolve mudanças significativas no corpo…

34 minutos ago

PCGO cumpre mandados e prende dois investigados por homicídio ocorrido em Goiânia – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Investigações de Homicídios (DIH),…

40 minutos ago

Ministério Público obtém liminar para retirada imediata de estrutura de metal em espaço público de Goianésia

Após ação do Ministério Público de Goiás (MPGO), a Justiça determinou a retirada imediata de…

5 horas ago

4 orações para o Dia de São Francisco Xavier

Em 3 de dezembro é celebrado o Dia de São Francisco Xavier, um dos santos…

5 horas ago

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Valdeir Cândido Sabino, ocorrido nesta terça-feira, 02,…

5 horas ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 03/12/2025

Nesta quarta-feira, as forças celestes formarão um cenário dinâmico, influenciando cada nativo de modo distinto.…

11 horas ago

This website uses cookies.