Catar vence Emirados Árabes, é 24ª seleção classificada e vai à segunda Copa do Mundo seguida


O Catar está de volta à Copa do Mundo. Depois de ter sediado o torneio em 2022, quando se tornou o país sede com a pior campanha em Mundiais, a seleção retorna ao principal palco do futebol mundial no próximo ano – dessa vez, com suas próprias forças. A equipe derrotou Emirados Árabes Unidos, que tinha a vantagem do empate, por 2 a 1 e conquistou 24ª vaga para o torneio a ser disputado no próximo.

Com isso, metade das seleções que estarão no Canadá, EUA e México em 2026 já são conhecidas. A Confederação Asiática de Futebol (AFC, na sigla em inglês) definiu Doha, no Catar, como sede das partidas do Grupo A nessa quarta fase das Eliminatórias. Por isso, o estádio Jassim Bin Hamad, que não foi utilizado na Copa do Mundo de 2022, ficou repleto de catarianos nas arquibancadas, na esperança de disputar o Mundial pelo segundo ano consecutivo.

Depois de derrotar Omã na última rodada, os Emirados Árabes tinham a seu favor o empate. Começou o jogo classificado, independentemente do resultado, e também por isso adotou uma postura em campo para “queimar” o tempo e gastar o relógio. Nenhuma das seleções teve grandes chances de abrir o marcador e com poucas finalizações.

Assim como com Cabo Verde no dia anterior, Catar conseguiu furar o bloqueio defensivo no início do segundo tempo, a partir de uma bola aérea. Boualem Khoukhi, capitão e líder do elenco, encontrou espaço no meio da defesa de Emirados e cabeceou no canto esquerdo do goleiro Khalid Eisa, destaque do Al-Ain. O gol que abriu o placar fez a torcida catariana atirar objetos em direção ao gramado, que também retardou o reinício da partida.

Atrás do marcador, os Emirados Árabes precisaram se lançar ao ataque em busca do empate, que garantiria a classificação à Copa do Mundo – a primeira desde 1990, quando ainda era comandada por Carlos Alberto Parreira. Nem a legião brasileira, formada por jogadores naturalizados como Lucas Pimenta, Erik, Marcos Meloni, entre outros, foi capaz de furar o bloqueio montado por Julen Lopetegui, ex-treinador de Espanha e Real Madrid.

Agora com a vantagem, o Catar jogou com o regulamento a seu favor. E em meio a “cera” dos jogadores e um duelo travado em campo, os donos da casa conseguiram chegar ao segundo gol da partida – novamente com a bola parada. Pedro Miguel, o Ró-Ró, se colocou na segunda trave e contou com a falha de Eisa para aumentar a festa dos catarianos.

Após o gol, o jogo ficou paralisado por cerca de quatro minutos, com o volume de objetos que voltaram a ser atirados em campo. Os jogadores do Emirados Árabes, para acelerar o reinício, retiraram copos e bandeiras que encheram o gramado do estádio em Doha. E que seguiu dessa forma até o apito final

Na reta final, os Emirados Árabes ainda tiveram esperança de chegar a um empate, após a expulsão de Tarek Salman. Com os atrasos no reinício do jogo, o árbitro da partida sinalizou com 15 minutos de acréscimo. O tempo permitiu que Sultan Adil, que entrou no segundo tempo, diminuísse a vantagem dos donos da casa. A pressão nos últimos minutos, no entanto, não foi suficiente para que Emirados Árabes chegasse ao empate e, consequentemente, conquistasse a vaga.

Lopetegui, que em 2018 deixou o comando da Espanha às vésperas do Mundial da Rússia, para assumir o Real Madrid, disputará sua primeira Copa do Mundo em 2026. O Catar se junta a Austrália, Coreia do Sul, Irã, Japão, Jordânia e Uzbequistão, que já haviam garantido a vaga após a terceira fase das Eliminatórias.

Sem chances de garantir a vaga direta à Copa do Mundo, os Emirados Árabes Unidos terão de disputar a quinta fase das Eliminatórias da Ásia, que definirá uma seleção para a repescagem internacional da Fifa. A outra postulante à vaga virá do derrotado no confronto entre Arábia Saudita e Iraque, que acontece ainda nesta quarta-feira.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Anitta pede que Lula indique uma mulher para vaga de Barroso no STF

A cantora Anitta usou as redes sociais nesta terça-feira, 14, para pedir que o presidente…

25 segundos ago

Comissão Europeia aprova fusão da Spirit AeroSystems e da Boeing, sujeita a algumas condições

A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), aprovou a fusão da Boeing e…

17 minutos ago

Deputados veem ‘zero chance’ de avanço de projeto da anistia nesta semana

Deputados federais ouvidos pelo Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) disseram…

20 minutos ago

OMS emite alerta após detecção de medicamentos contaminados na Índia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta nesta terça-feira, 14, sobre a contaminação…

25 minutos ago

BRB afirma manter BC informado e nega irregularidades em compra de carteira de crédito

O Banco de Brasília (BRB) afirmou em comunicado ao mercado que mantém o Banco Central…

26 minutos ago

grupo de pescadores é resgatado após três dias no mar

Cinco pescadores ficaram mais de três dias em cima de boias no mar até serem…

33 minutos ago

This website uses cookies.