Caças dos EUA escoltam avião de Putin no Alasca após reunião com Trump


Dois caças F-22 dos Estados Unidos escoltaram o avião do presidente russo Vladimir Putin no Alasca nesta sexta-feira, 15, no retorno do russo a Moscou após o encontro com o presidente americano Donald Trump. O momento foi registrado e divulgado pelo Kremlin neste sábado, 16.

A escolta aconteceu quando o avião Iliúchin Il-96 de Putin levantou voo em Anchorage, onde ocorreu a reunião com Trump para discutir a guerra na Ucrânia e a reconstrução de laços bilaterais entre os dois países, rompidos pelo conflito iniciado em 2022. Apesar da cerimônia de recepção ao líder russo, que incluiu estender um tapete vermelho, aplausos de Trump e transmissão televisiva, a reunião acabou sem nenhum acordo alcançado.

No retorno de Putin a Moscou, os caças apareceram. Segundo o vídeo divulgado pelo Kremlin, quatro caças furtivos F-35 escoltaram a aeronave russa para fora do espaço aéreo americano.

A cena é incomum. Não há imagens públicas semelhantes a essas, envolvendo o avião presidencial russo e caças americanos. O Pentágono não comentou.

Na véspera, o Air Force One, um Boeing-747 usado pela Casa Branca, foi escoltado por seis caças F-22 no território do Alasca. Tanto estes quanto os F-35 são projetados para ações militares rápidas, como interceptações no espaço aéreo.

Segundo o site especializado em aviação The Avionist, do jornalista David Cenciotti, em visitas de chefe de Estado o país anfitrião é responsável por garantir a segurança, e as escoltas a aeronaves são frequentes para dissuadir e responder potenciais ameaças.

A cúpula entre Putin e Trump já havia registrado momentos inusitados, como a escolha de Putin de ir junto com Trump na limosine presidencial dos EUA, dispensando o próprio veículo e sem a presença de nenhum intérprete.

Horas após o encontro, o Exército ucraniano informou que a Rússia lançou 84 drones de ataque e um míssil balístico contra a Ucrânia. Segundo o comunicado da Força Aérea, a Rússia utilizou um míssil balístico Iskander-M e 85 drones Shahed, além de continuar o combate no front.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Dólar sobe com exterior e volta a fechar acima de R$ 5,40

O dólar subiu no mercado local nesta segunda-feira, 18, e voltou a superar R$ 5,40,…

5 minutos ago

Rússia segue atacando Ucrânia mesmo em dia de negociações entre Trump e Putin

No dia em que ocorrem as negociações entre os presidentes dos EUA, Donald Trump, e…

6 minutos ago

Barroso enfrenta protesto na USP e diz que ‘o mundo’ discute novas relações de trabalho

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta sexta-feira, 15,…

8 minutos ago

Após série negativa, Ibovespa retoma os 137 mil pontos, em alta de 0,72%

Com apoio das ações de primeira linha, à exceção de Vale (ON -0,23%), o Ibovespa…

21 minutos ago

Hillary diz que até ela indicará Trump para Nobel da Paz se conseguir acordo com Putin

A ex-secretária de Estado americana Hillary Clinton - que perdeu a eleição presidencial de 2016…

22 minutos ago

Nunes diz que quer voltar a ser empresário em 2028 e descarta concorrer ao governo de SP

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou nesta sexta-feira, 15, que não planeja…

24 minutos ago

This website uses cookies.