Após atuação da PGE-GO, caverna símbolo do Parque Terra Ronca passará a ser propriedade do Estado – Portal Goiás


Conhecido ponto turístico, Caverna Terra Ronca I, localizada no Parque Estadual de Terra Ronca, será incorporada oficialmente ao patrimônio estadual (Fotos: Semad-GO)

A Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE-GO) garantiu a desapropriação da Fazenda Terra Ronca, onde está localizada a caverna que dá nome ao Parque Estadual de Terra Ronca (PETeR), um dos maiores complexos de cavernas da América do Sul. Após ação do órgão, o juiz Gabriel Carneiro Santos Rodrigues, da Comarca de São Domingos (GO), decidiu que a Caverna Terra Ronca I, conhecido ponto turístico do parque, será incorporada oficialmente ao patrimônio estadual.

Por meio da atuação da Procuradoria de Defesa do Patrimônio Público e do Meio Ambiente (PPMA), unidade da PGE, foi expedida ordem judicial para o registro do contrato extrajudicial de desapropriação amigável firmado entre o Estado de Goiás e o espólio do antigo proprietário do imóvel.

A sentença também autorizou a retificação do nome do proprietário no registro do imóvel, permitindo a conclusão do processo de desapropriação e o pagamento da indenização aos herdeiros, o que será efetivado após a qualificação registral.

Por meio da atuação da PGE foi expedida ordem judicial para registro do contrato extrajudicial de desapropriação amigável firmado entre o Estado e o espólio do antigo proprietário do imóvel (Foto: Semad-GO)

A PGE demonstrou que a divergência nos registros se devia a práticas históricas e culturais da região, onde era comum o uso de diferentes nomes e apelidos nos atos registrais, “em razão do analfabetismo, da pobreza e da dificuldade das pessoas em regularizar sua documentação civil”, conforme apontou a procuradora do Estado responsável pelo processo, Cláudia Marçal.

Ela ressalta o caráter social e ambiental da decisão e destaca a atuação moderna da PGE no caso.

“Aplicamos as recentes alterações na legislação, que passaram a permitir a celebração de contratos administrativos com a mesma força de escritura pública, tornando o procedimento de desapropriação mais ágil”, explica.

Parque Estadual de Terra Ronca

Criado em 1989, o Parque Estadual de Terra Ronca (PETeR) abrange áreas dos municípios de São Domingos e Guarani de Goiás, no Nordeste goiano. A unidade de conservação se destaca pela exuberante biodiversidade, pelos recursos hídricos e pela variedade de paisagens naturais.

O PETeR abriga um dos mais importantes complexos espeleológicos da América do Sul, com cavernas de dimensões monumentais que impressionam visitantes e pesquisadores pela grandiosidade e beleza.

Saiba mais

Estado adquire fazenda para ampliar Parque de Terra Ronca

Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE-GO) – Governo de Goiás

Dener Rafael

Recent Posts

Ex-deputado estadual é preso no Rio suspeito de estuprar a própria filha de 2 anos

*Alerta: o texto abaixo aborda temas sensíveis como estupro, violência doméstica e violência contra a…

2 minutos ago

‘Trionda’ será a bola oficial da Copa do Mundo de 2026

A 'Trionda' (que quer dizer três ondas em português) é a bola oficial da Copa…

5 minutos ago

Dino determina que União pague indígenas do Xingu impactados por usina de Belo Monte

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou um prazo de dez dias…

18 minutos ago

Festival de Cinema Coreano chega a São Paulo

Começa nesta quinta-feira, 2, em São Paulo, a 3ª edição do KOFF - Festival de…

19 minutos ago

Ana Sátila é bronze no Mundial de Canoagem Slalom

A brasileira Ana Sátila conquistou a medalha de bronze na prova do C1 (canoa individual)…

29 minutos ago

Com o fim da licença parlamentar Carla Zambelli passará a acumular faltas

Encerra nesta quinta-feira, 2, o período de licença parlamentar da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP),…

34 minutos ago

This website uses cookies.