Após atuação da PGE-GO, caverna símbolo do Parque Terra Ronca passará a ser propriedade do Estado – Portal Goiás


Conhecido ponto turístico, Caverna Terra Ronca I, localizada no Parque Estadual de Terra Ronca, será incorporada oficialmente ao patrimônio estadual (Fotos: Semad-GO)

A Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE-GO) garantiu a desapropriação da Fazenda Terra Ronca, onde está localizada a caverna que dá nome ao Parque Estadual de Terra Ronca (PETeR), um dos maiores complexos de cavernas da América do Sul. Após ação do órgão, o juiz Gabriel Carneiro Santos Rodrigues, da Comarca de São Domingos (GO), decidiu que a Caverna Terra Ronca I, conhecido ponto turístico do parque, será incorporada oficialmente ao patrimônio estadual.

Por meio da atuação da Procuradoria de Defesa do Patrimônio Público e do Meio Ambiente (PPMA), unidade da PGE, foi expedida ordem judicial para o registro do contrato extrajudicial de desapropriação amigável firmado entre o Estado de Goiás e o espólio do antigo proprietário do imóvel.

A sentença também autorizou a retificação do nome do proprietário no registro do imóvel, permitindo a conclusão do processo de desapropriação e o pagamento da indenização aos herdeiros, o que será efetivado após a qualificação registral.

Por meio da atuação da PGE foi expedida ordem judicial para registro do contrato extrajudicial de desapropriação amigável firmado entre o Estado e o espólio do antigo proprietário do imóvel (Foto: Semad-GO)

A PGE demonstrou que a divergência nos registros se devia a práticas históricas e culturais da região, onde era comum o uso de diferentes nomes e apelidos nos atos registrais, “em razão do analfabetismo, da pobreza e da dificuldade das pessoas em regularizar sua documentação civil”, conforme apontou a procuradora do Estado responsável pelo processo, Cláudia Marçal.

Ela ressalta o caráter social e ambiental da decisão e destaca a atuação moderna da PGE no caso.

“Aplicamos as recentes alterações na legislação, que passaram a permitir a celebração de contratos administrativos com a mesma força de escritura pública, tornando o procedimento de desapropriação mais ágil”, explica.

Parque Estadual de Terra Ronca

Criado em 1989, o Parque Estadual de Terra Ronca (PETeR) abrange áreas dos municípios de São Domingos e Guarani de Goiás, no Nordeste goiano. A unidade de conservação se destaca pela exuberante biodiversidade, pelos recursos hídricos e pela variedade de paisagens naturais.

O PETeR abriga um dos mais importantes complexos espeleológicos da América do Sul, com cavernas de dimensões monumentais que impressionam visitantes e pesquisadores pela grandiosidade e beleza.

Saiba mais

Estado adquire fazenda para ampliar Parque de Terra Ronca

Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE-GO) – Governo de Goiás

Dener Rafael

Recent Posts

Por iniciativa do MPGO, unidade prisional de Goianésia recebe doação de livros para fortalecimento de projeto de remição da pena pela leitura

A unidade prisional de Goianésia recebeu recentemente doação de livros da Citadel Grupo Editorial, destinada…

3 minutos ago

Foragido da justiça por tráfico é capturado durante operação da PC em Goianésia

Um homem foragido da Justiça por tráfico de drogas foi preso na tarde desta quinta-feira,…

39 minutos ago

Vereadora Salete Carrilho propõe escolinha de futebol no Jardim Esperança

A vereadora Salete Pereira Alencar Carrilho de Castro apresentou proposta na Câmara Municipal solicitando a…

1 hora ago

Jovens Aprendizes do Sest/Senat conhecem o Sebrae Goiás e vivenciam a Educação Empreendedora

O Sebrae Goiás recebeu na última sexta-feira, 13, 25 Jovens Aprendizes do Serviço Social do…

13 horas ago

Bruno Peixoto anuncia mais R$ 1 milhão, e Goianésia já soma R$ 2 milhões para a Saúde

O segundo dia do Carnaval de Goianésia foi marcado por mais um importante anúncio de…

16 horas ago

Homem é preso no sul de Goianésia por descumprir medida protetiva e ameaçar mulher

Um homem foi preso nesta segunda-feira, 16, no Bairro Jardim Primavera, região sul de Goianésia,…

16 horas ago

This website uses cookies.