BRASIL

Após alagamentos e transtornos, São Paulo tem alerta de chuva forte nesta quinta-feira e na sexta

A tarde do Natal foi marcada por temporal, alagamentos e quedas de árvores na capital paulista e em outras regiões do estado de São Paulo. Nesta quinta-feira, (26) a previsão é de mais chuva. A Defesa Civil montou um gabinete de crise presencial e irá monitorar a situação nas próximas 48 horas. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências, da Prefeitura de SP, a chegada de uma frente fria ao Estado, associada ao canal de umidade da região centro-norte do País, vai provocar volumes expressivos de precipitação em especial nesta quinta e sexta-feira, 27. Nessas condições de chuva forte, alerta-se para a formação de alagamentos intransitáveis, transbordamentos de rios e córregos, quedas de árvores, por conta de eventuais rajadas de vento, bem como desabamentos e deslizamentos de terra em áreas consideradas de risco.

Caos na capital

As fortes chuvas que caíram na tarde desta quarta-feira, 25, em São Paulo, causaram transtornos na capital paulista, incluindo pontos de alagamentos, transbordamento de rio, quedas de árvores e imóveis que tiveram o serviço de energia elétrica interrompidos. Um motociclista chegou a ser levado pelas enxurradas na Avenida Rebouças, mas, de acordo com a Defesa Civil, ele conseguiu escapar. No mesmo local, uma usuária do X (antigo Twitter) relatou ter tido o carro danificado durante a chuva.

De acordo com a Defesa Civil, a cidade registrou 11 pontos de alagamentos intransitáveis e cinco pontos transitáveis, por volta das 18h30. Entre as regiões mais críticas estão os bairros da Sé, no centro; As avenidas do Estado e Pompeia (zona sul e oeste, respectivamente); o bairro de Pinheiros (zona oeste) e de Santo Amaro e Vila Mariana, na região sul da cidade.

Aleta sonoro em Campinas

No interior do estado, a chuva com risco de inundações em Campinas fez a Defesa Civil de SP enviar 1º alerta sonoro à população. Em comunicado, a Defesa Civil do Estado informou que, às 22h21 da quarta-feira, 25, “emitiu o primeiro alerta via Cell Broadcast em situação real”, o que representa um “marco histórico” para a força. O alerta foi baseado em análises do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), “que identificou um cenário de Risco Hidrológico ALTO, com condições meteorológicas adversas e deslocamento de áreas de instabilidade, elevando o potencial de enxurradas e inundações na região de Campinas.”

O objetivo principal do aviso, segundo a Defesa Civil, é de informar a população sobre o risco e possibilitar que os moradores da região tenham tempo para tomar medidas preventivas que possam reduzir os possíveis danos causados em decorrência das chuvas.

Dener Rafael

Recent Posts

CBF anuncia Calendário do Futebol Feminino para o ano de 2026

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta segunda-feira (24) o Calendário do Futebol Feminino…

43 minutos ago

Os Donos do Jogo: 5 curiosidades sobre a nova série da Netflix

A série “Os Donos do Jogo” estreou na Netflix em 29 de outubro e logo…

1 hora ago

Dicas Essenciais para Comprar Imóvel e Economizar no ITBI e Taxas Cartorárias

Comprar imóvel é uma das decisões mais importantes da vida! É o momento de realizar…

1 hora ago

Texturas e volumes: ripados transformam iluminação dos ambientes

Sumário - O que são paineis ripados e por que estão em alta - Iluminação…

2 horas ago

Bacalhau de forno: 3 receitas surpreendentes para o jantar

O bacalhau costuma marcar presença em mesas familiares e datas especiais, carregando uma tradição que…

2 horas ago

Câmara de Goianésia apoia grandes eventos, como Natal Luz e Festival da Paz

A Câmara Municipal de Goianésia está apoiando dois dos eventos mais aguardados do fim de…

2 horas ago

This website uses cookies.