A sala de estar é um local importante da casa — o lugar onde a gente relaxa, recebe visitas e passa bons momentos. Por isso, vale apostar em detalhes que deixem o espaço bonito, confortável e com o estilo do morador. Pequenas mudanças já fazem diferença: uma cor nova, uma planta no canto certo ou a luz ideal podem transformar o ambiente.
Confira, a seguir, 5 elementos para deixar a decoração da sala de estar maravilhosa!
Um dos pontos mais importantes na decoração da sala de estar é a escolha da paleta de cores. Afinal, o uso correto das tonalidades pode realçar as características do ambiente. Todavia, não há uma regra específica para o uso das tonalidades. Contudo, a arquiteta Ingrid Souza recomenda trabalhar com o contraste de cor.
“Quando as cores estão mais fortes nas paredes, utilizamos tons mais neutros nas mobílias e nos itens decorativos. Quando as cores estão mais neutras nas paredes, podemos utilizar tons mais fortes para pontuar a decoração”, indica.
Outro aspecto importante da decoração é a iluminação. Para garantir um ambiente de acolhimento e conforto, uma boa dica é apostar em luzes com tons mais amarelados. “Esse tipo de luz remete ao final da tarde, quando o sol está se pondo. Ela traz uma sensação de finalização do dia e nos prepara para dormir”, explica o arquiteto Glaucio Gonçalves.
Além disso, também é necessário decidir qual iluminação será utilizada, como indireta, direta ou difusa. A designer de interiores Monica Pajewski orienta optar por luzes indiretas, como luminárias, abajures e spots embutidos. Desse modo, é possível criar vários cenários de iluminação no espaço.
Algo que não pode faltar no décor são os itens decorativos, pois agregam mais personalidade ao ambiente. A arquiteta Juliana Silva comenta que livros, tapetes, quadros, cortinas, almofadas e objetos pessoais dos moradores, como porta-retratos, são boas escolhas.
As plantas também são muito bem-vindas na decoração da sala. No entanto, é importante saber quais espécies inserir no espaço. Segundo a arquiteta Juliana Silva, para ambientes que não recebem tanta luz solar, as plantas pendentes, como jiboias e peperômias, são as mais indicadas. Por outro lado, se a sala de estar recebe bastante iluminação natural, a recomendação é utilizar espécies que se adaptam ao sol, como cactos, begônias e espadas-de-são-jorge.
As texturas têm papel fundamental na criação de uma sala de estar aconchegante e visualmente interessante. Combinar diferentes materiais — como madeira, linho, algodão, veludo e fibras naturais — ajuda a equilibrar conforto e estilo, além de transmitir sensação de acolhimento.
Variar nas texturas entre tapetes, almofadas, mantas e estofados é uma forma simples de dar profundidade à decoração. A dica é misturar superfícies lisas com outras mais rústicas, criando contraste e tornando o ambiente mais convidativo e sofisticado.
Fonte: Portal EdiCase
Nesta terça-feira, o movimento dos astros trará uma energia voltada a ajustes e reflexões, influenciando…
Neymar acompanhou a derrota do Santos para o Vitória pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro…
Atlético Mineiro e Hulk continuarão juntos. É o que indicou o clube, diante de rumores…
Luan Peres admitiu que o time do Santos fez um 'jogo ruim' na derrota para…
O Santos perdeu para o Vitória, por 1 a 0, nesta segunda-feira, na Vila Belmiro,…
A mediana do relatório Focus para o IPCA de 2025 caiu de 4,72% para 4,70%.…
This website uses cookies.