Zelensky renova oferta de encontro com Putin, enquanto ataques russos prosseguem na Ucrânia


O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky renovou nesta terça, 21, sua oferta para se encontrar com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e negociar o fim da guerra na Ucrânia, mas as esperanças de progresso eram baixas enquanto as delegações se preparavam para realizar outra rodada de negociações. Forças russas, por sua vez, bombardearam quatro cidades ucranianas em ataques noturnos que, segundo autoridades, mataram uma criança.

Putin rejeitou as ofertas anteriores de Zelensky para uma reunião cara a cara para encerrar o conflito. O líder ucraniano insiste que delegações de nível inferior, como as esperadas para as negociações em Istambul na quarta-feira, 22, não têm o peso político para parar a luta.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse hoje que “muito trabalho precisa ser feito antes de se ter uma discussão detalhada sobre a possibilidade de reuniões de alto nível”, efetivamente descartando esperanças de uma cúpula em breve. Ele não forneceu uma data para as negociações em Istambul. Autoridades ucranianas e ocidentais acusaram o Kremlin de atrasar as negociações para que seu exército maior capture mais terras ucranianas. A Rússia atualmente detém cerca de 20% da Ucrânia.

O anúncio de Zelenskyy na noite de segunda-feira, 20, de que as negociações ocorreriam gerou pouca esperança de progresso. Isso apesar dos esforços do governo do presidente Donald Trump para avançar nos esforços de paz, que têm avançado lentamente porque Putin reluta em ceder em suas exigências. Peskov disse que “não temos razão para esperar quaisquer avanços mágicos, é dificilmente possível na situação atual”.

As duas rodadas anteriores foram realizadas em Istambul, e relatos da mídia russa disseram que a cidade turca provavelmente também sediaria a reunião desta vez. As negociações em maio e junho levaram a uma série de trocas de prisioneiros de guerra e corpos de soldados caídos, mas não produziram outros acordos.

*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial do Estadão/Broadcast. Saiba mais em nossa Política de IA.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 14/12/2025

Neste domingo, o movimento dos astros influenciará cada nativo de forma particular, estimulando ajustes internos,…

4 horas ago

Osasco e Praia perdem e decidem 3º lugar no Mundial de vôlei feminino

O favoritismo italiano superou o fator-casa brasileiro nas semifinais do Campeonato Mundial de Clubes de…

11 horas ago

Basquete: Minas segue invicto e Sesi Franca se reabilita na Champions

O primeiro dos três turnos da primeira fase da Champions League das Américas, a "Libertadores" do…

12 horas ago

Flamengo vence Pyramids e vai à decisão da Copa Intercontinental

O povo rubro-negro quer o mundo de novo e terá a chance de reconquistá-lo. Neste…

13 horas ago

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual: valorização e direitos em foco

O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, celebrado em 13 de dezembro, é uma…

17 horas ago

This website uses cookies.