O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta segunda-feira, 12, ter mantido uma “conversa substantiva” com o líder turco, Recep Tayyip Erdogan, e reiterou sua disposição para negociações diretas com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. No entanto, criticou o silêncio de Moscou sobre a proposta de um encontro. “Infelizmente, o mundo ainda não recebeu uma resposta clara da Rússia com relação às inúmeras propostas de cessar-fogo”, disse Zelensky.
O ucraniano destacou que os ataques russos continuam e classificou como “muito estranho” o fato de o Kremlin não se pronunciar sobre a reunião. “A Rússia ainda terá que acabar com a guerra, e é melhor fazê-lo mais cedo. Não faz sentido continuar a matança”, afirmou.
Zelensky agradeceu o apoio de Erdogan, que se mostrou “totalmente disposto” a sediar o diálogo. Mais cedo, o Kremlin declarou, no entanto, que Putin está comprometido com a busca por uma solução pacífica para a guerra, mencionando negociações diretas propostas por Kiev.
Além disso, Zelensky mencionou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pedindo seu engajamento. “É importante que o presidente Trump apoie totalmente a reunião, e gostaríamos que ele encontrasse uma oportunidade de estar na Turquia”, declarou.
A Rússia lançou mais de 100 drones contra a Ucrânia em ataques noturnos, informou nesta segunda a força aérea ucraniana, após o Kremlin efetivamente rejeitar um cessar-fogo incondicional de 30 dias na guerra que já dura mais de três anos, mas reiterar que participará de possíveis negociações de paz ainda nesta semana, sem pré-condições.
Por: Estadão Conteúdo
O esquiador brasileiro Cristian Ribera abriu a temporada paralímpica de esportes na neve com duas…
As duplas brasileiras Thâmela/Vic e Carol Soberg/Rebecca foram superadas nas semifinais do Campeonato Mundial de…
Assim como acontece com os humanos, cães e gatos também podem precisar de fisioterapia para…
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22) em sua casa,…
Se você está em busca de um ingrediente para o almoço que seja prático e…
O período de solicitação de matrículas para o ano letivo de 2026 na rede pública…
This website uses cookies.