Zelensky nomeia Yulia Svyrydenko como nova primeira-ministra da Ucrânia


Recém-saído de garantir um plano para receber mais armamento dos EUA, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, nomeou uma nova primeira-ministra – a principal negociadora do acordo de seu país para parceria na exploração de minérios com os americanos.

Ao nomear Yulia Svyrydenko, a ex-ministra da economia, para se tornar a nova chefe de governo ucraniana desde a invasão em grande escala da Rússia em 2022, Zelensky elevou nesta quinta-feira, 17, uma política leal que tem experiência em diplomacia com os EUA e outras nações ocidentais.

Svyrydenko, de 39 anos, representou seu país em uma ampla gama de negociações de alto nível com parceiros ocidentais, incluindo questões de defesa, recuperação econômica e reconstrução. Em 2022, ela negociou com outros países para impor sanções à Rússia.

O primeiro-ministro cessante, Denys Shmyhal, se tornará ministro da Defesa em um momento em que a Ucrânia busca aumentar a produção doméstica de armas, e enquanto o presidente americano Donald Trump busca encerrar a guerra. Shmyhal, que anunciou sua renúncia como primeiro-ministro na terça-feira, foi o chefe de governo mais longevo na história da Ucrânia, servindo desde março de 2020.

“A guerra não deixa espaço para atrasos”, disse Svyrydenko no X após o parlamento votar para aprovar sua promoção. “Devemos agir rápida e decisivamente. Nossas prioridades para os primeiros seis meses são claras: fornecimento confiável para o exército, expansão da produção doméstica de armas e fortalecimento tecnológico de nossas forças de defesa.”

Svyrydenko e Shmyhal estão entre um grupo mais amplo de funcionários assumindo novos papéis de liderança enquanto Zelensky busca revitalizar uma nação cansada da guerra. O presidente também nomeou Olga Stefanishyna para se tornar a próxima embaixadora da Ucrânia nos Estados Unidos.

Para os ucranianos, a reformulação do gabinete não é vista como uma grande mudança de direção para Zelensky, que ainda dependerá principalmente dos mesmos funcionários experientes, em vez de introduzir novas faces em sua equipe de liderança.

*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial do Estadão/Broadcast. Saiba mais em nossa Política de IA.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

servidor do Estado é preso suspeito de danificar 16 veículos em 1 dia

A Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de São Bernardo do Campo, na Grande SP,…

13 minutos ago

Oruam vai ser preso? Entenda por quais crimes o rapper é acusado pela polícia do Rio

O rapper Oruam, nome artístico do cantor Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, teve a prisão…

21 minutos ago

Investigação aponta que pilotos desligaram o motor errado em acidente aéreo na Coreia do Sul

Os resultados iniciais de uma investigação sobre o acidente aéreo da Jeju Air, que deixou…

23 minutos ago

Desligamento de energia pode afetar abastecimento de água na região metropolitana – Portal Goiás

Concluída a manutenção, o fornecimento de água será retomado gradualmente. Saneago recomenda consumo consciente (Foto:…

27 minutos ago

Monsalve vai passar por cirurgia após sofrer luxação no ombro e desfalca o Grêmio

O meio-campista Monsalve vai desfalcar o Grêmio nas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro e também…

32 minutos ago

3 filmes surpreendentes sobre a vida de Maria Madalena

Essas produções retratam a jornada de fé e redenção de uma das figuras femininas mais…

36 minutos ago

This website uses cookies.