Zelenski aceita reunião com Putin para negociar paz e reitera pedido por cessar-fogo


O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, aceitou o pedido da Rússia para uma reunião sobre negociações de paz na próxima quinta-feira, 15, na Turquia. A expectativa do líder ucraniano é que os países consigam negociar um cessar-fogo no conflito que já dura mais de três anos.

“Aguardamos um cessar-fogo total e duradouro, a partir de amanhã (segunda-feira, 12), para fornecer a base necessária para a diplomacia. Não faz sentido prolongar os assassinatos”, afirmou o líder ucraniano em postagem no X neste domingo.

Zelenski afirmou ainda que estará esperando por Vladimir Putin, presidente da Rússia, na reunião na próxima quinta em Istambul. “Espero que desta vez os russos não procurem desculpas”, disse.

A proposta de um cessar-fogo a partir desta segunda-feira, 12, feita no sábado, 10, pela Ucrânia e validada por líderes europeus, ainda não foi aceita pelos russos. Mais cedo, Putin afirmou que pretende negociar a paz diretamente com os ucranianos no próximo dia 15.

Ainda no sábado, Putin propôs reiniciar as negociações diretas de paz com a Ucrânia em Istambul, na Turquia, no dia 15. A fala foi uma resposta à pressão feita por líderes europeus por um cessar-fogo incondicional de 30 dias.

Também no sábado, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, disse que se a Rússia concordar com a proposta e um monitoramento eficaz for garantido, um acordo duradouro e medidas de fortalecimento da confiança podem abrir caminho para as negociações de paz.

Trump pediu que Ucrânia aceitasse pedido russo

A declaração de Zelenski ocorre pouco depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pedir para que a Ucrânia aceitasse o convite dos russos para conversas de paz na quinta-feira, 15.

“O presidente [Vladimir] Putin, da Rússia, não quer um acordo de cessar-fogo com a Ucrânia, mas sim uma reunião na quinta-feira, na Turquia, para negociar um possível fim para o banho de sangue. A Ucrânia deve concordar com isso, imediatamente”, escreveu o líder americano em postagem na rede social Truth Social.

Segundo Trump, com as conversas, os ucranianos poderão “determinar se um acordo é possível ou não”. Se o acordo não for possível, ele disse que “líderes europeus e os EUA saberão em que pé estão as coisas e poderão proceder de acordo”. O republicano afirmou ainda que está “começando a duvidar” que a Ucrânia chegue a um acordo com a Rússia. (COM INFORMAÇÕES DA AP)



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Bolsonaro é preso em Brasília após violação da tornozeleira eletrônica

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22) em sua casa,…

27 minutos ago

7 receitas com maminha para o almoço

Se você está em busca de um ingrediente para o almoço que seja prático e…

43 minutos ago

Solicitação de matrículas escolares para 2026 termina em 1º de dezembro – Portal Goiás

O período de solicitação de matrículas para o ano letivo de 2026 na rede pública…

3 horas ago

5 orações para o Dia de Santa Cecília

Santa Cecília é venerada como a padroeira da música e dos músicos, uma ligação que…

4 horas ago

Atlético-MG busca título inédito na Copa Sul-Americana

O Atlético-MG enfrenta o Lanús (Argentina) para buscar o inédito título da Copa Sul-Americana. O…

5 horas ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 22/11/2025

O sábado trará um foco emocional mais intenso, e cada signo sentirá um impulso para…

11 horas ago

This website uses cookies.