Zanin vota para responsabilizar big techs por conteúdos de usuários


O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu que as plataformas devem remover postagens antes mesmo de decisão judicial se o conteúdo for “manifestamente criminoso”. Ele também propôs uma modulação de efeitos no julgamento para que a decisão se aplique somente ao futuro, sem atingir situações anteriores à publicação da ata do julgamento.

Zanin se alinhou à corrente intermediária no julgamento, junto com o ministro Flávio Dino e o presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso. Já há 5 votos para ampliar as hipóteses de responsabilização das plataformas, com algumas divergências entre si.

“Se estiver claramente configurado crime contra honra, não precisaria (ordem judicial), mas se houver dúvida legítima, a plataforma poderia aguardar a decisão judicial”, afirmou. “Me parece importante fazer uma diferenciação entre o conteúdo manifestamente criminoso daquele que efetivamente possa dar margem a alguma dúvida”, ponderou.

A análise se concentra sobre o artigo 19 do Marco Civil da Internet, que estabelece que as empresas só podem ser obrigadas a pagar indenização por danos causados por postagens dos usuários se descumprirem uma ordem judicial para remover o conteúdo.

Na manhã de hoje, Dino defendeu que as big techs podem ser responsabilizadas se não removerem conteúdos após a notificação do usuário. Ou seja, em regra, não é necessário aguardar ordem judicial. Para ele, o artigo 19 deve aplicar somente aos crimes contra a honra (injúria, calúnia e difamação), o que visa proteger a liberdade de expressão.

Os ministros Dias Toffoli e Luiz Fux votaram para derrubar o artigo 19 em sua totalidade, e o ministro André Mendonça defendeu a manutenção do dispositivo.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Urgente: Uma pessoa morre e duas ficam feridas em colisão na GO-080, próximo a Goianésia

Na manhã deste sábado, 06, por volta das 09h50 um grave acidente de trânsito foi…

6 minutos ago

Equipe israelense de ciclismo remove nome do país dos uniformes na Volta da Espanha

A Israel Premier Tech substituiu os uniformes de seus ciclistas na Volta da Espanha, removendo…

26 minutos ago

Lula diz que só não será candidato em 2026 se houver problema de saúde

Por Redação O Estado de S. Paulo - 06/09/2025 13:34 O presidente Luiz Inácio Lula…

35 minutos ago

NFL em SP vê aumento de público e se aproxima de recorde do Corinthians na Neo Química Arena

Los Angeles Chargers e Kansas City Chiefs ampliou o recorde de público da National Football…

1 hora ago

medo de recessão é principal fator por trás de queda de dólar e juros

Os mercados estão precificando um maior risco de recessão nos Estados Unidos, segundo Robin Brooks,…

1 hora ago

This website uses cookies.