O vulcão Kilauea, no Havaí, voltou a entrar em erupção nesta terça-feira, 2, e lançou jatos de lava a cerca de 100 metros de altura a partir de sua cratera no cume. Esta é a 32ª vez que o vulcão libera rocha derretida desde dezembro, quando teve início sua atual fase eruptiva. Até agora, toda a lava permaneceu contida dentro da cratera principal, localizada no Parque Nacional dos Vulcões do Havaí.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), a lava começou a emergir pouco depois da 0h (no horário local), a partir da abertura norte da cratera Halemaumau. Fontes de lava surgiram às 6h35, e, ainda na manhã, uma segunda e uma terceira abertura – no sul e entre as duas – também entraram em atividade.
O Kilauea, situado na Ilha do Havaí, a maior do arquipélago, é considerado um dos vulcões mais ativos do mundo. Ele está a cerca de 320 quilômetros ao sul de Honolulu, capital do estado, localizada na ilha de Oahu. (Com informações da Associated Press)
* Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial.
Por: Estadão Conteúdo
Amanda Anisimova garantiu, nesta madrugada de sexta-feira, pela segunda vez consecutiva uma vaga em final…
A vitória por 3 a 0 sobre o Chile, nesta quinta-feira, no Maracanã, deixou o…
Nesta sexta-feira, o movimento dos astros trará uma energia intensa e transformadora, que poderá afetar…
Lucas Paquetá e Luiz Henrique foram as duas boas notícias para Carlo Ancelotti na seleção…
Na última atuação diante da torcida brasileira pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo,…
Já classificada para a Copa do Mundo de 2026, a seleção brasileira venceu o Chile…
This website uses cookies.