O vulcão Kilauea, no Havaí, voltou a entrar em erupção nesta terça-feira, 2, e lançou jatos de lava a cerca de 100 metros de altura a partir de sua cratera no cume. Esta é a 32ª vez que o vulcão libera rocha derretida desde dezembro, quando teve início sua atual fase eruptiva. Até agora, toda a lava permaneceu contida dentro da cratera principal, localizada no Parque Nacional dos Vulcões do Havaí.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), a lava começou a emergir pouco depois da 0h (no horário local), a partir da abertura norte da cratera Halemaumau. Fontes de lava surgiram às 6h35, e, ainda na manhã, uma segunda e uma terceira abertura – no sul e entre as duas – também entraram em atividade.
O Kilauea, situado na Ilha do Havaí, a maior do arquipélago, é considerado um dos vulcões mais ativos do mundo. Ele está a cerca de 320 quilômetros ao sul de Honolulu, capital do estado, localizada na ilha de Oahu. (Com informações da Associated Press)
* Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial.
Por: Estadão Conteúdo
O Tiny Desk Brasil desta terça-feira, 28, convida Céu para celebrar os vinte anos do…
Evento reuniu cerca de 30 mil pessoas e marcou o retorno da celebração após…
O senador Eduardo Braga (MDB-AM) indicou nesta terça-feira, 28, que vai tratar na Medida Provisória…
Por Talita Nascimento. Colaborou Gabriela da Cunha - 28/10/2025 13:13 A Justiça do Rio de…
As defesas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos demais réus condenados por tentativa de…
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou nesta terça-feira, 28, que o avanço do projeto…
This website uses cookies.