‘Vou trabalhar no Supremo para liberar’


O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, defendeu a construção da Ferrogrão. A Ferrogrão (EF 170) é uma ferrovia de 933 quilômetros de extensão que deverá ligar Sinop (MT) a Itaituba (PA). O custo estimado do projeto é de R$ 28 bilhões.

“Temos que acelerar a Ferrogrão. Vou trabalhar no Supremo para liberar”, disse Alckmin a uma plateia formada por representantes do agronegócio e produtores rurais, durante o 3º Congresso Abramilho, evento realizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo (Abramilho).

O governo aguarda a retomada da Ferrogrão a partir do “destravamento” da ação no Supremo Tribunal Federal (STF) que envolve a ferrovia. Uma liminar concedida pelo STF mantém suspensos, desde 2021, os estudos exigidos para a finalização do projeto de construção da nova ferrovia.

Os entraves giram em torno de impactos ambientais, com destaque para a possível necessidade de supressão de área do Parque Nacional do Jamanxim, reserva localizada no Pará.

Outra razão para a suspensão dos estudos era a falta de diálogo com comunidades tradicionais próximas da ferrovia, o que fere tratado internacional do qual o Brasil é signatário.

No ano passado, a União entregou ao STF uma manifestação que diz ser possível passar pela área de proteção ambiental respeitando a faixa de domínio da BR-163/MT, o que reduziria os impactos.

Recentemente, a União também entregou documentos ao STF que buscam provar que a demanda pela consulta a líderes de comunidades foi alcançada. Ainda, a União prometeu destinar R$ 715 milhões em contrapartidas ambientais – o que representa cerca de 3,5% dos investimentos previstos para as obras.

Apesar da expectativa do Executivo, a construção da Ferrogrão é alvo de divergências na Esplanada. Enquanto o Ministério da Agricultura e o Ministério dos Transportes apoiam o projeto, o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério dos Povos Indígenas são terminantemente contrários.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por sua vez, espera lançar o edital de leilão da ferrovia ainda em 2026 após a aprovação do novo traçado da obra pelo STF.

A ferrovia, demandada há décadas pelo setor produtivo, deve servir como corredor de escoamento da produção agrícola. O governo estima que a Ferrogrão pode reduzir R$ 7,9 bilhões em desperdícios por ano devido à melhora na logística, além de evitar a emissão de cerca de 3,4 milhões de toneladas de CO2 por ano durante os 69 anos da concessão.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 06/10/2025

Nesta segunda-feira, as emoções estarão mais intensas e a sensibilidade mais aflorada, pedindo atenção aos…

1 hora ago

CBF afasta árbitros de São Paulo x Palmeiras e Bragantino x Grêmio após novas polêmicas

A Comissão de Arbitragem da CBF decidiu afastar os árbitros e operadores de VAR que…

3 horas ago

Paulo Henrique, do Vasco, é convocado por Ancelotti para a seleção na vaga de Wesley

O lateral-direito Paulo Henrique, um dos destaques do Vasco no Campeonato Brasileiro, foi convocado neste…

3 horas ago

Cruzeiro vacila diante do Sport e perde chance de embolar briga por título

O Cruzeiro perdeu mais uma boa chance de seguir firme na luta pelo título do…

3 horas ago

Presidente do São Paulo volta a atacar arbitragem e dispara: ‘O Brasileirão está manchado’

A derrota de virada para o Palmeiras neste domingo continua repercutindo no São Paulo. Presidente…

3 horas ago

Atlético-GO encerra invencibilidade do Athletico-PR e volta a sonhar com G-4 na Série B

O Atlético-GO venceu o Athletico-PR por 3 a 0 neste domingo no estádio Antônio Accioly,…

4 horas ago

This website uses cookies.