Voo da Azul para Madri tem falha; avião dá voltas por mais de 1h e retorna a aeroporto


Um avião que decolou do aeroporto do Recife, com destino a Madri, na Espanha, na madrugada desta sexta-feira, 13, deu voltas sobre o oceano durante mais de uma hora e retornou para a capital de Pernambuco.

Os passageiros desembarcaram em segurança. Foi a segunda vez na semana que a situação ocorreu. Na terça-feira, 10, o avião também deu voltas no mar antes de retornar para o aeroporto.

A Azul diz que o retorno foi solicitado por questões técnicas e que a decisão se deu de forma preventiva, de acordo com os protocolos de segurança operacional. Os clientes foram desembarcados em segurança.

Um voo extra operado pela Azul está programado para esta sexta-feira, com partida às 19h10 do Recife.

O voo AD8000, operado pela EuroAtlantic Airways, parceira da Azul, tinha previsão de sair às 19h10 e deveria chegar a Madri às 8h30 desta sexta. O voo só decolou às 23h25 e, segundo relato de passageiros em redes sociais, menos de uma hora depois começou a dar voltas sobre o oceano. O avião, um Boeing 767-300, aterrissou de volta no aeroporto do Recife às 2h30 desta sexta.

A rota Recife-Madri é nova e teve o voo inaugural na terça-feira – um voo que também não se completou. A linha resulta de uma parceria entre a Azul e a EuroAtlantic. Serão feitas viagens regulares às terças, quintas e domingos, com retorno às segundas, quartas e sextas-feiras.

A Azul não deu detalhes do problema técnico que levou a tripulação do voo AD8000 a solicitar retorno para o aeroporto do Recife, mas diz que foi medida preventiva seguindo protocolos de segurança. Destaca que o pouso ocorreu sem qualquer intercorrência e os passageiros desembarcaram em segurança.

“Todos foram devidamente assistidos, conforme previsto na Resolução 400 da Anac. A Azul ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir segurança de suas operações, valor primordial da Companhia”, diz a nota.

No voo de terça-feira, que também retornou ao aeroporto de Guararapes, no Recife, o comandante informou os passageiros que a aeronave faria o retorno por questões técnicas. Isso aconteceu quando alguns passageiros questionavam os comissários de bordo sobre o avião dando voltas ainda perto da costa.

Na ocasião, a Azul informou que o voo precisou retornar ao aeroporto com solicitação de prioridade de pouso. “A aeronave orbitou antes do pouso por protocolos preventivos, para diminuição do peso para aterrissagem”, disse.

O procedimento de segurança tem como objetivo reduzir a quantidade de combustível nos tanques e, consequentemente, o peso da aeronave, dando mais segurança ao pouso.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

PCGO, em ação conjunta com a PCPE, cumpre mandado e prende investigado por feminicídio – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual De Atendimento Especializado À Mulher…

17 minutos ago

Ministério da Saúde decide não incorporar vacina herpes-zóster ao SUS

O Ministério da Saúde decidiu não incorporar a vacina para a prevenção de herpes-zóster ao…

26 minutos ago

Com câncer no pescoço, Seu Júlio precisa de ajuda para custear tratamento; Saiba como contribuir

Conhecido pelo trabalho dedicado e pelo envolvimento com ações sociais em Goianésia, Júlio Cardoso da…

1 hora ago

Sua mochila já está pronta? Aulas na rede estadual iniciam na próxima terça, dia 20 – Portal Goiás

Ano letivo de 2026 da rede pública estadual de ensino de Goiás terá início na…

2 horas ago

Foragido da Justiça por roubo é recapturado pela Polícia Militar em Goianésia

A Polícia Militar de Goiás recapturou, na manhã desta terça-feira, 13, um foragido da Justiça…

3 horas ago

Incêndio criminoso destrói caminhões e máquinas na duplicação da BR-153

Um incêndio de grandes proporções destruiu caminhões e máquinas pesadas utilizadas nas obras de duplicação…

4 horas ago

This website uses cookies.