O número de casos prováveis de dengue em Vitória atingiu a marca de 4 mil em 2025, apontam os dados do Ministério da Saúde (dados até 7/6/2025). A cidade não registrou óbitos pela doença este ano.
A capital está entre os 312 municípios-alvo das ações de enfrentamento à dengue adotadas pelo Ministério da Saúde. Esse é um dos motivos pelos quais toda a população de Vitória e dos municípios da microrregião deve manter as medidas de prevenção aos focos do aedes aegypti, mosquito transmissor, e ficar atenta aos sintomas da dengue.
O subsecretário de Vigilância e Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo, Orlei Cardoso, reforça a importância da adesão dos moradores da capital nas ações de prevenção.
“A dengue é uma doença grave. Então, [a população da microrregião de Vitória deve] manter caixas d’água bem tampadas, brinquedo de criança em local coberto, pneus também – não deixar expostos ‘ao tempo’ –, calhas, olhar se tem plantas aquáticas e trocar a água pelo menos uma vez na semana. Não adianta só trocar, precisa passar uma escova nas bordas desses recipientes e tirar um dia por semana, 20, 30 minutos, para fazer uma inspeção minuciosa no seu imóvel.”
Fique atento aos sintomas da dengue. Se estiver com febre, dor de cabeça e/ou atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo, beba bastante água, não tome remédio por contra própria e procure uma unidade de saúde.
O secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Fabiano Geraldo Pimenta Junior, destaca: no surgimento dos sintomas, é fundamental procurar atendimento imediatamente.
“As arboviroses têm alguns sintomas comuns. São febre, dor no corpo, no caso da dengue, dor ao redor dos olhos, dor nas articulações. Mas, o mais importante para a população é que, na manifestação desses sintomas, procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A UBS vai, através dos profissionais capacitados e de alguns exames que são relativamente simples, por exemplo, um hemograma, dar a melhor condução ao caso.”
Manter-se bem hidratado é fundamental para ter uma boa recuperação e previne casos graves da doença. Além disso, nada de tomar remédio por conta própria.
Saiba mais em gov.br/mosquito ou ligue 136.
Fonte: Brasil 61
Após passar por um pouso de emergência nesta segunda-feira, 18, na cidade de Goiânia, em…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Jataí – 14ª…
O Ministério Público pediu pela revogação da prisão de Fábio Seoane Soalheiro, suspeito de envolvimento…
Por Redação, O Estado de S. Paulo - 18/08/2025 21:45 A vida de Afonso (Humberto…
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) começará a operar a Linha 11-Coral até a…
A polonesa Iga Swiatek voltou a ganhar um torneio WTA 1000 após 15 meses, nesta…
This website uses cookies.