Verstappen supera McLaren e vence agitado GP da Itália de Fórmula 1; Bortoleto termina em 8º


Em uma corrida frenética, marcada por boas ultrapassagens, leves colisões e erros das equipes na troca de pneus, Max Verstappen fez valer a pole position , superou a McLaren e venceu o GP da Itália, neste domingo, no circuito de Monza – Lando Norris e Oscar Piastri completaram o pódio.

Gabriel Bortoleto foi prejudicado por um péssimo pit stop da Sauber, mas fez uma prova sólida e terminou na 8ª posição, após alinhar em sétimo no grid – seu companheiro de equipe, Nico Hülkenberg, nem sequer largou, com problemas no carro.

Com o resultado, a vantagem do australiano na liderança do Mundial de Pilotos caiu para 31 pontos sobre o companheiro de equipe – 324 a 293. Bortoleto somou mais quatro pontos com o oitavo lugar e chegou a 18 na classificação – é o 16º colocado.

O duelo travado entre o pole position, Max Verstappen, e Lando Norris marcou o início do GP da Itália. O piloto da McLaren atacou o tetracampeão e se irritou com uma manobra da Red Bull logo na primeira volta: “O que este idiota está fazendo? Primeiro me jogou na grama e depois cortou a chicane”, reclamou no rádio.

Norris fez a ultrapassagem, mas levou o troco na quarta volta. A partir daí, o holandês tratou de registrar seguidas voltas mais rápidas para abrir distância dos carros da McLaren – tinha 4s2 de vantagem após 15 voltas.

Logo atrás da briga pela ponta, Piastri e Leclerc duelavam pelo terceiro posto. O piloto da Ferrari levantou a torcida italiana ao ultrapassar o líder do Mundial de Pilotos, mas não conseguiu se manter à frente da McLaren por muito tempo e voltou à quarta posição.

Gabriel Bortoleto sobreviveu ao conturbado início de prova, mantendo o sétimo posto do grid, ultrapassou a Aston Martin de Alonso, chegou a emparelhar sua Sauber à Mercedes de Russell, na terceira volta, mas não resistiu à potência da Ferrari de Hamilton – que havia largado em décimo – e retornou à sétima posição.

Após 20 das 53 voltas, Verstappen liderava com 5s6 de vantagem sobre Norris, que era seguido por Piastri, Leclerc, Russell, Hamilton e Bortoleto. O brasileiro vinha mais de 4s7 atrás do heptacampeão, mas era pressionado por Alonso – perdeu a posição na parada para trocar pneus, no giro seguinte – ocupavam o 15º e 16º posto, respectivamente.

Na 26ª volta, Bortoleto ganhou uma posição após Alonso pegar a zebra e quebrar a suspensão traseira do carro, que o obrigou a abandonar a prova. Com as paradas nos boxes dos concorrentes, o brasileiro alcançou a 12ª posição. Na frente, Verstappen liderava com 6s2 de vantagem sobre Norris, que era pressionado por Piastri.

Com estratégia de uma parada, Verstappen fez seu pit stop a 15 voltas do fim e Norris reassumiu a liderança da prova, 5s8 à frente de Piastri e com 12s6 de vantagem sobre o tetracampeão. Hamilton também foi aos boxes e retornou em nono lugar. Sainz e Bearman colidiram na curva, em tentativa de ultrapassagem, mas conseguiram retornar. Bortoleto atacou Gasly e ganhou o 11º posto.

A McLaren deixou a troca de pneus de seus carros para a reta final da prova e Verstappen retomou a liderança. O erro no pit stop de Norris fez com que ele perdesse o segundo posto para Piastri, mas o australiano cedeu o posto, a pedido da escuderia inglesa, a quatro voltas da bandeirada – Verstappen, que ironizou a troca de posições do rival, terminou em primeiro com boa vantagem. Graças às paradas e a uma punição a Antonelli, Bortoleto ganhou posições e terminou em oitavo, retornando à zona de pontuação.

Os carros voltam à pista no GP do Azerbaijão, a 17ª etapa da temporada de Fórmula 1, entre 19 e 21 de setembro. A corrida, no domingo (21), está marcada para as 8h (horário de Brasília).

Confira o resultado do GP da Itália de Fórmula 1:

1º – Max Verstappen (HOL/Red Bull), em 1h13min24s325

2º – Lando Norris (ING/McLaren), a 19s207

3º – Oscar Piastri (AUS/McLaren), a 21s351

4º – Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 25s624

5º – George Russell (ING/Mercedes), a 32s881

6º – Lewis Hamilton (ING/Ferrari), a 37s449

7º – Alexander Albon (TAI/Williams), a 50s537

8º – Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber), a 58s484

9º – Kimi Antonelli (ITA/Mercedes), a 59s762

10º – Isack Hadjar (FRA/RB), a 1min03s891

11º – Carlos Sainz Jr. (ESP/Williams), a 1min04s469

12º – Oliver Bearman (ING/Haas), a 1min19s288

13º – Yuki Tsunoda (JAP/Red Bull), a 1min20s701

14º – Liam Lawson (NZL/RB), a 1min22s351

15º – Esteban Ocon (FRA/Haas), a 1 volta

16º – Pierre Gasly (FRA/Alpine), a 1 volta

17º – Franco Colapinto (ARG/Alpine), a 1 volta

18º – Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 1 volta

Não completaram a prova: Nico Hülkenberg (ALE/Sauber) e Fernando Alonso (ESP/Aston Martin)



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Incêndio atinge escola Luiz de Oliveira no oeste de Goianésia e bombeiros são acionados

Na madrugada deste domingo, 07, um incêndio foi registrado na Escola Municipal de Tempo Integral…

23 minutos ago

Trump volta a atacar energia renovável e diz que países com turbinas eólicas estão ‘mortos’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar o uso de energia renovável…

29 minutos ago

Malafaia compara anistia na ditadura militar com campanha atual do bolsonarismo

O pastor Silas Malafaia afirmou há pouco, na Avenida Paulista, em São Paulo, que o…

31 minutos ago

Brasil garante bronze no Campeonato Mundial de vôlei feminino

A seleção brasileira conquistou a medalha de bronze do Campeonato Mundial de vôlei feminino após…

34 minutos ago

Memphis Depay decide contra a Lituânia com 2 gols e se isola como o maior artilheiro da Holanda

Johan Cruyff, Faas Wilkes, Marco Van Basten, Ruud Gullit, Dennis Bergkamp, Patrick Kluivert, Arjen Robben.…

38 minutos ago

Lula encerra desfile da Independência marcado por coro de ‘sem anistia’ com Motta na tribuna

O desfile da celebração do 203º aniversário da Independência do Brasil foi encerrado pelo presidente…

39 minutos ago

This website uses cookies.