Verstappen ‘apimenta’ F-1 e ainda tem chances de penta contra McLaren


O Mundial de Pilotos da Fórmula 1 era visto como praticamente definido até as férias no verão europeu com Oscar Piastri na liderança e seu companheiro de equipe, Lando Norris, logo atrás. Porém, com as vitórias seguidas de Max Verstappen, a última no Grande Prêmio dos Estados Unidos no domingo, a briga pelo Mundial volta a ficar em aberto.

Desde que venceu o GP da Itália, em Monza, o holandês tirou 64 pontos de desvantagem em relação ao australiano. A diferença que era de 104 caiu para 40.

“A chance está aí. Nós só precisamos tentar conseguir esse tipo de fim de semana até o fim. Vamos tentar com tudo que pudermos. Eu estou muito empolgado até o fim”, afirmou o piloto da Red Bull no domingo.

Agora, com cinco etapas e duas corridas sprint – Cidade do México, Brasil, Las Vegas, Catar e Abu Dabi – a chance de uma final concorrida pode estar cada vez mais perto. Ao todo, restam 141 pontos a serem disputados nos próximos GPs.

A diferença na pontuação de Verstappen para o líder e o segundo colocado é de 40 e 26 pontos, respectivamente. Portanto, para chegar ao primeiro lugar, o holandês precisa anular essa disparidade e torcer para que Piastri e Norris não consigam ter uma boa performance.

Se Max conseguir tirar pelo menos 41 pontos de vantagem somando todas as corridas restantes, o campeonato terminaria o ano sendo entregue à Red Bull. Porém, para que isso seja possível, Piastri não pode ficar em segundo em todas as disputas restantes, já que essa possibilidade garantiria 104 pontos ao australiano – os resultados ficariam em 450 para Piastri e 447 para Verstappen.

Sendo assim o cenário de triunfo para Verstappen precisa ter pelo menos quatro de cinco vitórias nas provas remanescentes, incluindo sprints, Norris e Piastri devem se alternar entre 2º e 3º, e o britânico não pode vencer nenhuma corrida.

Embora pareça quase impossível, desde que Laurent Mekies assumiu o comando da escuderia austríaca, Verstappen somou, em média, 11,4 pontos sobre o australiano por etapa. Se mantiver o mesmo ritmo e a equipe de Zak Brown continuar com falhas de rendimento, o holandês pode chegar às festas de fim de ano com seu quinto Mundial de Pilotos.

Com cenários tão instáveis, vale ficar de olho no desempenho do trio nos próximos encontros da F-1, já que qualquer complicação, abandono ou pitstop pode render um campeonato para um dos três.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Crescimento da cabeça do bebê no primeiro ano pode influenciar QI na vida adulta, aponta estudo

Quanto maior o crescimento da cabeça - do perímetro cefálico, em específico - no primeiro…

1 minuto ago

BC vai precisar começar a abaixar os juros, porque todo mundo sabe o que nós herdamos, diz Lula

Por Gabriel de Sousa, Gabriel Hirabahasi, Mariana Gualter e Cícero Cotrim - 20/10/2025 17:32 O…

2 minutos ago

PF pede nova investigação sobre ex-assessor de Bolsonaro ter ‘simulado’ falsa entrada nos EUA

A Polícia Federal pediu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes a…

6 minutos ago

Trump sobretaxou e ofendeu o Brasil, não abaixamos a cabeça, diz Lula

Por Quando Trump sobretaxou e ofendeu o Brasil, não abaixamos a cabeça - 20/10/2025 17:35…

11 minutos ago

Quem é Guilherme Boulos, ex-líder do MTST, derrotado na eleição de SP e agora ministro de Lula

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva…

14 minutos ago

Amcham e entidades defendem que compensação no projeto do IR não onere investimentos produtivos

A Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil) e outras quatro entidades divulgaram…

31 minutos ago

This website uses cookies.