Vereadora do PT do interior do Rio Grande do Sul é morta a facadas


A vereadora de Formigueiro (RS) e técnica de enfermagem Elisane Rodrigues dos Santos (PT), de 49 anos, foi encontrada morta com vários golpes de faca na manhã desta terça-feira, 17, em uma estrada de terra no município no interior do Estado. A parlamentar era a única mulher entre os nove vereadores da Câmara Municipal.

A Polícia Civil está investigando o caso e acredita que o crime ocorreu na madrugada, já que a vereadora participou da sessão da Câmara Municipal na noite de segunda-feira, 16. O corpo foi encontrado ao lado do carro da parlamentar.

Conforme o delegado Antonio Firmino, da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, havia diversos golpes de faca na região do tronco e com um corte profundo no pescoço de Elisane. Não há câmeras de monitoramento na região.

“Suspeitamos que as agressões tenham começado dentro do carro, já que há sangue no para-brisas e no banco. Imagino que ela tenha caído ao lado do carro depois”, disse o delegado ao portal GZH.

Ainda de acordo com a polícia, a principal suspeita é de que uma ou mais pessoas que conheciam Elisane teriam a atraído para o local e cometido o crime. Em princípio, a polícia descarta a possibilidade de latrocínio, pois todos os pertences da vereadora estavam no carro. O corpo foi encaminhado para Santa Maria, onde passará por perícia.

A Câmara Municipal de Formigueiro decretou luto oficial por três dias.

PT cobra investigação urgente

Lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) manifestaram indignação com o assassinato da vereadora. Os colegas de partido consideram a possibilidade de o crime ter sido motivado por violência de gênero e cobram por investigações.

O presidente nacional da sigla, senador Humberto Costa (PE), lamentou a morte da colega e repudiou o ato em suas redes sociais.

“Quero externar aqui minha dor e minha indignação pela morte violenta de um grande quadro político do PT, a vereadora Elisane Rodrigues dos Santos. Foi assassinada a facadas e, ao que tudo indica, trata-se de feminicídio, em que pese não estar descartada motivação política. É urgente uma investigação rigorosa em mais um crime de ódio contra mulheres. Não vamos sossegar até que esse ato bárbaro esteja esclarecido”, disse.

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também prestou apoio e solidariedade à família e aos amigos da vereadora. “A violência que atinge mulheres no Brasil, dentro e fora da política, é inaceitável. O feminicídio precisa ser enfrentado com seriedade”, disse a petista no X (antigo Twitter).

A secretária nacional de mulheres do PT, Anne Moura, também se manifestou. “Ainda não sabemos a motivação desse assassinato, mas esperamos que as autoridades consigam identificar os autores e explicar a motivação deste terrível crime”, disse.

“Não podemos deixar de nos preocupar com o fato de uma companheira nossa ter sido morta. Sempre que uma mulher eleita sofre violência política de gênero ou é vítima de um crime, a democracia fica mais fragilizada”, completou.

O diretório estadual do PT Mulheres no Rio Grande do Sul destacou o papel político e social desempenhado pela vereadora e cobrou justiça.

“Elisane foi uma voz firme e comprometida com a defesa dos direitos sociais, da causa Quilombola, da saúde pública, da justiça social e do diálogo. Sua morte não pode ser naturalizada. Seguiremos honrando sua memória com mais luta, mais organização e mais coragem”, afirmou o diretório da sigla.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 10/10/2025

Nesta sexta-feira, o movimento dos astros tenderá a trazer mudanças, revelações e novas perspectivas para…

2 minutos ago

Athletico-PR é superado pelo Remo, perde a chance de ser vice-líder e deixa o G-4 da Série B

O Athletico-PR não conseguiu aproveitar os tropeços dos concorrentes para se tornar vice-líder e, de…

54 minutos ago

São Paulo tem confirmados jogos na Vila Belmiro em noites de Dua Lipa e rock no MorumBis

A CBF confirmou nesta quinta-feira a transferência de dois jogos com mando do São Paulo…

1 hora ago

LeBron fica fora do início da temporada do Lakers na NBA após ‘alarme falso’ da aposentadoria

Depois do "alarme falso" na aposentadoria, LeBron James deve ficar de fora dos primeiros jogos…

2 horas ago

This website uses cookies.