A pele é um reflexo direto do que acontece dentro do nosso corpo e, muitas vezes, é por meio dela que surgem os primeiros indícios de que algo não vai bem. Pequenas mudanças no aspecto, na cor ou na sensibilidade podem revelar muito mais do que questões estéticas — elas funcionam como alertas que ajudam a identificar problemas ainda no início.
“É importante observar os sinais que o corpo dá através da pele. Manchas, coceiras e descamações ou mudanças na textura merecem atenção. E o único profissional capacitado para interpretar esses sinais com precisão e cuidado é o dermatologista”, explica o dermatologista Dr. Daniel Cassiano, diretor da Sociedade Brasileira de Dermatologia — Regional de São Paulo (SBD-RESP).
A observação da pele pode ser feita durante a rotina skincare diária, que também possui um papel de extrema importância para a manutenção da saúde do tecido cutâneo. “Skincare não é só estética. Muitas doenças cutâneas podem ser prevenidas com hábitos simples no dia a dia”, reforça o Dr. Daniel Cassiano.
O especialista ressalta que a limpeza correta, a hidratação e, principalmente, o uso de protetor solar são passos essenciais não só para manter a pele bonita, mas para protegê-la contra danos invisíveis causados por agressores externos, como o sol e a poluição, que podem levar ao surgimento de doenças, inclusive o câncer de pele.
Enquanto realiza a rotina diária de cuidados com a pele, atente-se a qualquer alteração ou sinal suspeito que possa surgir na pele. “Coceira, ressecamento e vermelhidão, por exemplo, podem ser indícios de condições como dermatite seborreica, eczema e psoríase”, alerta o dermatologista, que acrescenta que pintas e manchas devem receber atenção redobrada. “Qualquer pinta ou lesão na pele que coce, doa ou sangre; que aumente de tamanho com rapidez; ou ainda que apresente sensibilidade pode ser sinal de um câncer de pele”, ressalta.
O médico afirma que o recomendado é realizar o autoexame da pele com certa regularidade, no mínimo uma vez por mês. “Fique atento aos sinais e não ignore! Ao notar qualquer alteração suspeita, procure um dermatologista para passar por uma avaliação e receber o diagnóstico e tratamento adequado. Mesmo o câncer de pele de pior prognóstico, o melanoma, apresenta chances de cura acima de 90% quando há detecção precoce da doença”, pontua o Dr. Daniel Cassiano.
O médico reforça a importância do acompanhamento regular com o dermatologista mesmo na ausência de sinais suspeitos. “Pelo menos uma vez por ano, é fundamental procurar o médico dermatologista para fazer um check-up da pele. Muitos sinais podem passar despercebidos no dia a dia e apenas o profissional especialista saberá exatamente o que procurar”, finaliza.
Por Guilherme Zanette
Fonte: Portal EdiCase
O bacalhau costuma marcar presença em mesas familiares e datas especiais, carregando uma tradição que…
A Câmara Municipal de Goianésia está apoiando dois dos eventos mais aguardados do fim de…
A seleção feminina realizou, na tarde desta segunda-feira (24) no La Quinta Marbella Football Center,…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam)…
O yoga é uma prática indiana milenar que combina posturas físicas, técnicas de respiração e…
O Brasil ficou fora da final da decisão do Mundial Sub-17 de futebol masculino após…
This website uses cookies.