Veja os benefícios da equoterapia para a saúde física e mental

A fisioterapia com cavalos, também conhecida como equoterapia, é uma abordagem terapêutica que utiliza o contato direto com o animal e os movimentos dele para estimular o corpo e a mente do paciente. Essa prática é indicada para pessoas de todas as idades e pode trazer benefícios físicos. É especialmente recomendada como apoio em casos de deficiências físicas, transtornos neurológicos, distúrbios emocionais e dificuldades de aprendizagem.

Segundo o professor Hélio Fernando Tibúrcio, especialista em fisioterapia e coordenador do curso da Faculdade Anhanguera, durante as sessões, o paciente realiza exercícios montado ou em contato próximo com o cavalo, que oferece um movimento tridimensional, rítmico e constante. “Esse movimento simula a marcha humana e estimula o equilíbrio, a coordenação motora e a postura, ajudando na reabilitação de diversas condições”, explica. 

Benefícios da equoterapia

Segundo o professor, entre os benefícios comprovados da equoterapia, estão a melhora da força muscular, coordenação motora, postura, equilíbrio, respiração e até da comunicação em pacientes com dificuldades de interação social.

Além disso, conforme Hélio Fernando Tibúrcio, o vínculo afetivo que se cria entre o paciente e o animal também atua no emocional, promovendo autoconfiança, redução do estresse e maior motivação para o tratamento. “O cavalo é um verdadeiro parceiro na terapia, oferecendo estímulos que nenhum aparelho pode reproduzir”, destaca. 

A equoterapia pode ajudar crianças com dificuldades motoras (Imagem: Iryna Inshyna | Shutterstock)

Recomendação da equoterapia

A equoterapia é indicada para pessoas com paralisia cerebral, autismo, lesões medulares, traumatismos cranianos, problemas ortopédicos, além de idosos e crianças com dificuldades motoras. “Essa terapia alia a ciência do movimento à conexão com a natureza, trazendo benefícios físicos e emocionais que vão além da reabilitação tradicional”, afirma Hélio Fernando Tibúrcio.

Importância dos profissionais

O professor alerta que a equoterapia deve ser conduzida por profissionais capacitados, que sabem combinar o conhecimento técnico da fisioterapia com o manejo adequado dos cavalos para garantir segurança e eficácia no tratamento. 

Se você busca uma terapia que une ciência, natureza e afeto, a fisioterapia com cavalos, segundo o especialista Hélio Fernando Tibúrcio, é uma opção transformadora para a reabilitação e qualidade de vida.  

Por Bianca Lodi Rieg

Fonte: Portal EdiCase

Redação EdiCase

Recent Posts

Asteroide recebe o nome da brasileira Nicolinha, 12 anos

A astrônoma mirim Nicole Oliveira Semião, de apenas 12 anos, de Alagoas, foi homenageada com…

24 minutos ago

Fluminense ‘roda o time’ diante do Red Bull Bragantino de olho na Copa do Brasil

Mesmo disputando três competições ao mesmo tempo, o Fluminense quer dar sequência ao bom momento…

27 minutos ago

Grêmio enfrenta Ceará em busca da segunda vitória seguida e reação no Brasileirão

Depois de uma vitória reabilitadora, o Grêmio volta a campo para tentar consolidar a reação…

1 hora ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 23/08/2025

Neste sábado, o movimento dos astros afetará cada nativo de forma única. Enquanto alguns sentirão…

6 horas ago

Criciúma vence duelo direto diante do Novorizontino e entra no G-4 da Série B

O Criciúma está de volta ao G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite…

8 horas ago

Marcelo Melo e Rafael Matos garantem vaga na final do ATP 250 de Winston-Salem

A dupla formada pelo mineiro Marcelo Melo e pelo gaúcho Rafael Matos derrotaram o indiano…

8 horas ago

This website uses cookies.