Veja os benefícios da equoterapia para a saúde física e mental

A fisioterapia com cavalos, também conhecida como equoterapia, é uma abordagem terapêutica que utiliza o contato direto com o animal e os movimentos dele para estimular o corpo e a mente do paciente. Essa prática é indicada para pessoas de todas as idades e pode trazer benefícios físicos. É especialmente recomendada como apoio em casos de deficiências físicas, transtornos neurológicos, distúrbios emocionais e dificuldades de aprendizagem.

Segundo o professor Hélio Fernando Tibúrcio, especialista em fisioterapia e coordenador do curso da Faculdade Anhanguera, durante as sessões, o paciente realiza exercícios montado ou em contato próximo com o cavalo, que oferece um movimento tridimensional, rítmico e constante. “Esse movimento simula a marcha humana e estimula o equilíbrio, a coordenação motora e a postura, ajudando na reabilitação de diversas condições”, explica. 

Benefícios da equoterapia

Segundo o professor, entre os benefícios comprovados da equoterapia, estão a melhora da força muscular, coordenação motora, postura, equilíbrio, respiração e até da comunicação em pacientes com dificuldades de interação social.

Além disso, conforme Hélio Fernando Tibúrcio, o vínculo afetivo que se cria entre o paciente e o animal também atua no emocional, promovendo autoconfiança, redução do estresse e maior motivação para o tratamento. “O cavalo é um verdadeiro parceiro na terapia, oferecendo estímulos que nenhum aparelho pode reproduzir”, destaca. 

A equoterapia pode ajudar crianças com dificuldades motoras (Imagem: Iryna Inshyna | Shutterstock)

Recomendação da equoterapia

A equoterapia é indicada para pessoas com paralisia cerebral, autismo, lesões medulares, traumatismos cranianos, problemas ortopédicos, além de idosos e crianças com dificuldades motoras. “Essa terapia alia a ciência do movimento à conexão com a natureza, trazendo benefícios físicos e emocionais que vão além da reabilitação tradicional”, afirma Hélio Fernando Tibúrcio.

Importância dos profissionais

O professor alerta que a equoterapia deve ser conduzida por profissionais capacitados, que sabem combinar o conhecimento técnico da fisioterapia com o manejo adequado dos cavalos para garantir segurança e eficácia no tratamento. 

Se você busca uma terapia que une ciência, natureza e afeto, a fisioterapia com cavalos, segundo o especialista Hélio Fernando Tibúrcio, é uma opção transformadora para a reabilitação e qualidade de vida.  

Por Bianca Lodi Rieg

Fonte: Portal EdiCase

Redação EdiCase

Recent Posts

Alarme falso de incêndio em avião deixa 18 feridos em aeroporto na Espanha

Um alerta falso de incêndio em um avião da Ryanair no Aeroporto de Palma de…

27 minutos ago

Bortoleto lamenta quebra do assoalho e desempenho da Sauber na Inglaterra: ‘Complicado’

Após deixar a Áustria com o oitavo lugar no grid e também na corrida, Gabriel…

28 minutos ago

Paris reabre o Sena para banhistas após mais de 100 anos

Por Redação O Estado de S. Paulo - 05/07/2025 13:35 Quase um ano depois dos…

49 minutos ago

Neymar é liberado de treino do Santos para acompanhar o nascimento da filha Mel

Neymar foi liberado do treino do Santos neste sábado, para estar junto com a família.…

50 minutos ago

Paulinho confirma que vai perder o restante da temporada por cirurgia: ‘Fui ao meu limite’

Paulinho vai se afastar dos gramados e não voltará a jogar pelo Palmeiras nesta temporada.…

1 hora ago

Verstappen faz a pole no zerar do cronômetro na Inglaterra; Bortoleto sai em 16º

Nem McLaren, nem Ferrari. Depois de um duelo intenso entre Oscar Piastri, líder do Mundial,…

2 horas ago

This website uses cookies.