Veja como a natação ajuda na saúde respiratória de crianças

Durante o inverno, é comum observar um aumento significativo nos casos de doenças respiratórias entre as crianças. Isso acontece porque o ar seco típico da estação resseca as vias aéreas e favorece a entrada de vírus e bactérias no organismo. Além disso, o aumento da concentração de poluentes no ar e o hábito de manter portas e janelas fechadas para se proteger do frio contribuem para a propagação de agentes infecciosos.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, mais de 30% das hospitalizações infantis durante os meses frios são causadas por doenças como bronquite, asma, resfriados e bronquiolite. Em meio a esse cenário, a natação surge como uma aliada poderosa na prevenção dessas enfermidades.

Benefícios da natação para a saúde respiratória

De acordo com a profissional de educação física e coordenadora de piscina da Academia Corpo e Saúde, Dayanne Aparecida, a prática regular da natação contribui significativamente para o fortalecimento do sistema respiratório das crianças.

“Durante a natação, as crianças aprendem a controlar a respiração, o que pode aumentar a eficiência do sistema respiratório. A atividade aeróbica também promove uma melhor oxigenação do sangue, reduzindo inflamações e o risco de crises respiratórias, como asma e bronquite“, afirma a especialista.

Natação contra a asma

Estudos científicos reforçam as observações clínicas. Uma pesquisa publicada no Journal of Asthma, chamada “The effects of a swimming intervention for children with asthma”, mostrou que crianças asmáticas que praticaram natação por seis semanas apresentaram melhora significativa na função pulmonar e redução de sintomas.

A revisão sistemática publicada no International Journal of Nursing Studies, chamada “A systematic review and meta-analysis on the effectiveness of swimming on lung function and asthma control in children with asthma“, apontou que a natação proporciona ganhos em volume expiratório e no controle de crises, sendo mais eficaz do que outras modalidades aeróbicas em casos de asma infantil.

É essencial secar bem o corpo e os cabelos das crianças após a prática da natação (Imagem: kryzhov | Shutterstock)

Durante o inverno, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados para que os benefícios da natação não sejam comprometidos. Dayanne Aparecida explica que as piscinas devem ser preferencialmente em áreas cobertas e a temperatura da água deve estar entre 29 °C e 31 °C.

“Outra dica é tomar uma ducha morna antes da aula, pois ajuda na adaptação à temperatura da piscina e evita o choque térmico. Após a aula, seque bem o corpo e cabelos, trocando as roupas molhadas por roupas secas e quentes, preferencialmente moletons”, recomenda.

Além disso, incentivar a criança a fazer alongamentos e movimentos leves para ativar a circulação antes da aula ajuda a elevar a temperatura corporal, segundo a profissional.

Atenção aos quadros respiratórios

Mesmo para os pequenos que já têm diagnóstico de asma, a prática da natação é considerada segura e recomendada. Dayanne Aparecida ressalta, no entanto, que é essencial o acompanhamento profissional e a observação de condições específicas do local.

“Isso porque evita a exposição ao ar frio e seco e promove o fortalecimento da musculatura respiratória sem causar impacto excessivo. Sobre as restrições, não se deve levar a criança para a atividade se estiver com febre e/ou em crise de asma ou bronquite”, reforça.

Importância da regularidade nas aulas

Por fim, a especialista conclui que manter a regularidade das aulas, mesmo nos meses mais frios, pode fazer toda a diferença. “Muitos pais tiram os filhos da natação no inverno por medo de gripes, mas, na verdade, é justamente nessa época que ela mais ajuda. Criança ativa, com pulmões bem trabalhados e sistema imunológico fortalecido, enfrenta melhor o inverno e tudo que ele traz”.

Por Yasmin Santos 

Fonte: Portal EdiCase

Redação EdiCase

Recent Posts

Mike Tyson anuncia luta de exibição com Floyd Mayweather em 2026

Mike Tyson anunciou em suas redes sociais que vai realizar uma luta exibição com Floyd…

6 minutos ago

Uruguai, Paraguai e Colômbia carimbam vaga para a disputa da Copa do Mundo de 2026

Uruguai, Paraguai e Colômbia completaram as seis vagas diretas da América do Sul à Copa…

16 minutos ago

‘Apple estava em outro lugar e agora está voltando para casa’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que a Apple estava produzindo em outro…

2 horas ago

Conmebol elimina Independiente da Sul-Americana por barbárie em Avellaneda; La U vai às quartas

A Conmebol comunicou nesta quinta-feira que o Independiente está eliminado da Copa Sul-Americana por causa…

2 horas ago

‘Para combater crime organizado, Estado precisa se reorganizar’

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a Operação Carbono Oculto, deflagrada na semana…

2 horas ago

This website uses cookies.