No inverno, muita gente percebe um aumento na quantidade de fios de cabelo que caem no travesseiro, no ralo do chuveiro ou na escova. Segundo a tricologista Dra. Marcia Dertkigil, a estação mais fria do ano pode, sim, contribuir para o agravamento da queda de cabelo, especialmente por conta de hábitos que impactam a saúde do couro cabeludo.
“O inverno traz consigo algumas mudanças comportamentais que afetam diretamente o ciclo capilar, como a frequência de lavagens e, principalmente, a temperatura da água nos banhos. A água muito quente resseca o couro cabeludo, prejudica a barreira cutânea e pode levar à inflamação e descamação, o que favorece a queda de cabelo”, explica.
Além disso, durante o frio, a circulação sanguínea tende a ficar mais comprometida nas extremidades do corpo, incluindo o couro cabeludo. “Com a vasoconstrição provocada pelo frio, o fluxo de nutrientes que chega até os folículos pilosos pode ser reduzido. Isso interfere na força e no crescimento saudável dos fios”, diz a médica.
Outro fator ligado à queda de cabelo no inverno é a menor exposição ao sol. A vitamina D, sintetizada principalmente pela ação solar, é essencial para diversos processos metabólicos, inclusive os que regulam o crescimento capilar.
“Pacientes com deficiência de vitamina D frequentemente apresentam intensificação da queda dos fios. Por isso, no inverno, é comum que os casos de eflúvio telógeno — um tipo de queda de cabelo mais acentuada e temporária — aumentem nos consultórios”, afirma a Dra. Marcia Dertkigil.
A médica ressalta, no entanto, que nem toda queda de cabelo deve ser motivo de alarde. “É normal perder até 150 fios por dia. Mas se a pessoa notar falhas visíveis, queda em excesso ou mudanças bruscas na densidade do cabelo, o ideal é procurar um tricologista ou dermatologista especializado para investigar as causas”, alerta.
Abaixo, a Dra. Marcia Dertkigil lista alguns cuidados que ajudam a evitar a queda de cabelo no inverno:
“O inverno exige um cuidado especial com os fios, mas com medidas simples é possível preservar a saúde do couro cabeludo e manter o cabelo bonito e forte durante toda a estação”, conclui a médica.
Por Daiane Bombarda
Fonte: Portal EdiCase
beleza,bem-estar,cabelos,edicase,saúde
O Ministério da Saúde prorrogou até 11 de julho o prazo para que Estados, municípios…
Pelo menos 60 pessoas morreram após ataques israelenses na região neste sábado, 28, segundo profissionais…
Gabriel Bortoleto colocou a Sauber na terceira parte do treino classificatório da Fórmula 1 pela…
O arquiteto e ex-BBB Felipe Prior foi absolvido pela Justiça de São Paulo da acusação…
A região Sudeste/Centro-Oeste, que responde por mais da metade da capacidade de armazenamento de água…
Poucos dias após a morte da turista brasileira Juliana Marins, que escorregou em uma trilha…
This website uses cookies.