Categories: Últimas Notícias

‘Vamos respeitar o papa Francisco’


Por Redação O Estado de S. Paulo – 20/04/2025 17:56

Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, no interior de São Paulo, pediu respeito ao papa Francisco durante a missa solene das 8 horas deste domingo de Páscoa, 20, realizada no Santuário Nacional, na cidade do interior paulista.

O pontífice argentino, de 88 anos, passou mais de um mês internado recentemente por conta de uma grave pneumonia bilateral. Neste domingo, ele fez uma breve aparição para abençoar milhares de fiéis na Praça São Pedro, no Vaticano.

“Vamos respeitar o Papa Francisco. Porque a igreja, ela sim, é a encarregada de continuar, até o fim do mundo, a grande alegria da ressurreição”, afirmou Dom Orlando Brandes, em solenidade transmitida no Youtube. “É assim, irmãos e irmãs, que nós estamos também vivendo esta Páscoa. E Páscoa, Ressurreição tem tudo a ver com vida, nada com morte. Pelo contrário, é a superação da morte”, acrescentou, durante a missa.

A fala de Dom Orlando Brites sobre o Papa Francisco se deu após o arcebispo relembrar uma atitude do discípulo João com o discípulo Pedro em uma passagem bíblica. “Pedro e João correram para ver o túmulo vazio. João chegou antes, porque ele é o discípulo amado, quem ama vai na frente. Pedro é a instituição, é a norma, é a organização da Igreja, aí vai mais devagar. Mas João respeitou Pedro e esperou para que Pedro entrasse primeiro no túmulo. Depois, João entrou. Isso é amar a Igreja. João quer respeitar a igreja”, disse.

A longa hospitalização de Francisco, com pelo menos dois momentos críticos em que o pontífice ficou perto da morte, reacendeu o debate sobre a sucessão no Vaticano. Na mesma época, também circularam na internet notícias falsas que apontavam para o agravamento do estado de saúde ou até o óbito do papa.

Mensagem ecológica

O arcebispo também aproveitou a ocasião para transmitir uma mensagem sobre preservação ao meio ambiente, uma das prioridades de Francisco à frente da Igreja Católica. “Vida no útero materno, vida humana, vida espiritual, e agora preste bem atenção: vida ecológica”, disse.

Ele acrescentou que quem é testemunha da ressurreição “respeita a criação do jardim do Senhor”. “É assim que a própria natureza, o próprio cosmos, é testemunha de Jesus ressuscitado”, afirmou durante sermão.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 16/12/2025

Nesta terça-feira, os movimentos astrológicos tenderão a impactar cada signo de forma singular, intensificando emoções…

21 minutos ago

Lançamentos da semana: o que chega à Netflix, ao Disney+ e ao Prime Video entre 15 e 21 de dezembro

A terceira semana de dezembro chegou trazendo não apenas a contagem regressiva para o Natal,…

7 horas ago

Mais ovo em 2026: 5 receitas para inserir na rotina

A chegada de um novo ano inspira mudanças, novos hábitos e escolhas mais conscientes à…

7 horas ago

Roteiro de Los Angeles: veja o que fazer na cidade em 1 dia

Los Angeles é famosa por servir de cenário para filmes como “Uma Linda Mulher”, “Pulp…

7 horas ago

4 características do cachorro da raça spaniel japonês

O spaniel japonês, também chamado de chin, é uma raça repleta de história, charme e…

8 horas ago

Mundial de Clubes de vôlei masculino começa neste terça-feira em Belém

O Ginásio Guilherme Paraense, o Mangueirinho, em Belém (PA), será palco do Mundial de Clubes…

8 horas ago

This website uses cookies.