Por Cícero Cotrim, Gabriel de Sousa, Gabriel Hirabahasi e Victor Ohana – 03/06/2025 11:30
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira, 3, afirmou que deve conversar com o presidente da França, Emmanuel Macron, sobre a guerra da Ucrânia, a questão da Faixa de Gaza e o acordo do Mercosul com a União Europeia. As declarações ocorreram em uma entrevista à imprensa no Palácio do Planalto.
Lula pontuou que faz 13 anos que o Brasil não faz uma visita de Estado à França. O presidente afirmou que o último encontro de um chefe do Executivo brasileiro com o presidente da França ocorreu no mandato de Dilma Rousseff.
“Vou ter reunião com o presidente Macron e discutir assuntos de interesses globais. Certamente, nós vamos discutir a guerra da Rússia e da Ucrânia, certamente vamos discutir o massacre do Exército de Israel à Faixa de Gaza, certamente vamos discutir o acordo União Europeia-Mercosul, certamente vamos discutir coisas na área da defesa, porque nós temos uma parceria na área do submarino nuclear”, afirmou.
Lula afirmou que, na sequência, terá uma reunião com empresários brasileiros e franceses para “vender o bom momento do Brasil” e atrair investimentos e parcerias privadas. O presidente também mencionou a realização de um debate com empresários sobre a “economia azul”, referente à preservação de oceanos.
Além disso, ele citou uma homenagem que receberá na Academia de Letras francesa e o recebimento do título de doutor honoris causa da Universidade de Paris. Também haverá uma visita à Prefeitura de Paris, um encontro com políticos da capital francesa e uma participação da Conferência dos Oceanos em Nice.
Feito isso, Lula disse que retornará ao Brasil para um encontro com países do Caribe para discutir a geopolítica da América Latina e Caribe, em 12 e 13 de junho.
Por: Estadão Conteúdo
A expectativa do público em torno da participação do time brasileiro no Mundial de ginástica…
O Grêmio perdeu a chance de conquistar a segunda vitória seguida para seguir subindo na…
Por Wilson Baldini Jr. - 23/08/2025 22:55 O nigeriano Ike Ibeabuchi, de 52 anos, voltou…
Sonhando com uma aproximação ao grupo de acesso, o Athletico-PR visitou o CRB, na noite…
Por Redação O Estado de S. Paulo - 23/08/2025 22:02 Dado Dolabella e Luan Pereira…
O Partido dos Trabalhadores (PT) está convocando mobilizações em todos os Estados para o próximo…
This website uses cookies.