Imagem: Naira Batista
O Vale do Araguaia tem se consolidado como uma das principais apostas do Governo de Goiás para alavancar o desenvolvimento econômico do estado e do país. Durante apresentação do estudo “oportunidades e desafios para o desenvolvimento do Vale do Araguaia”, na Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), nesta quinta-feira, 07, o vice-governador Daniel Vilela destacou o potencial da região para se tornar um dos grandes polos de produção de alimentos do mundo.
O encontro marcou a divulgação de um estudo inédito encomendado pela Fieg e elaborado pela consultoria McKinsey & Company. O levantamento mapeia as condições de solo, infraestrutura existente e as oportunidades de expansão agrícola e pecuária na região, com ênfase na vocação exportadora. “Poucas regiões do Brasil têm hoje o potencial do Vale do Araguaia para produzir, abastecer e atender com eficiência as demandas do mercado internacional de alimentos”, afirmou Daniel.
Segundo o vice-governador, o Governo de Goiás tem atuado para transformar esse potencial em realidade por meio de investimentos robustos em logística e infraestrutura. “Inauguramos pontes, avançamos na pavimentação de rodovias e temos mais obras em execução. Essa conexão logística é vital para atrair investimentos e dar competitividade à produção local. O maior retorno econômico do nosso estado, hoje, está aqui”, reforçou.
Entre as obras já entregues na região, destacam-se a pavimentação das GOs 336 (Crixás–Nova Crixás), 156 (Uirapuru–Santa Marta) e 454 (entre GO-164 e GO-173, rumo a Cocalinho), além da construção de pontes na GO-334 (entre Nova América e Mozarlândia) e sobre o Rio do Peixe, em Araguapaz. Outras frentes seguem em andamento, como a melhoria da GO-164 (entre Goiás e Faina), a restauração do trecho entre São Miguel do Araguaia e a divisa com Tocantins (44 km), e a requalificação da GO-244 (de Porangatu a São Miguel do Araguaia, com 121 km).
O investimento também alcança a área da saúde, com a construção da Policlínica Estadual de Mozarlândia, que vai beneficiar toda a população do Vale do Araguaia com serviços especializados, a um custo de R$ 20,5 milhões. Todas as cidades da região também foram contempladas com os programas Goiás em Movimento Municípios e Patrulhas Mecanizadas, que fortalecem a infraestrutura rural e o apoio direto ao setor produtivo.
“Temos compromisso com o desenvolvimento da região. E acreditamos que o Vale do Araguaia será uma das principais forças econômicas do nosso estado nos próximos anos”, concluiu Daniel.
Durante o evento, o presidente da Fieg, André Rocha, destacou o papel do setor industrial nesse processo de desenvolvimento. Ele relembrou a experiência transformadora em Rio Verde, na década de 1990. “Quando Maguito Vilela trouxe a Perdigão para o município, ninguém imaginava a revolução que viria. O que estamos vendo hoje no Vale do Araguaia tem potencial ainda maior.”
Já o produtor rural Leonardo de Oliveira Gomes, de Nova Crixás, defendeu a articulação entre os setores público e privado para acelerar o progresso. “Com esforço conjunto, podemos fazer em dez anos o que normalmente levaria trinta”, afirmou.
Fonte: Ascom Vice Governadoria
Nesta segunda-feira, o movimento dos astros trará um misto de sensibilidade e desafios para diferentes…
A vitória de 1 a 0 sobre o Botafogo, conquistada na noite deste domingo, no…
O Palmeiras superou o Botafogo por 1 a 0 no Estádio Nilton Santos, pela 20ª…
O primeiro show de Gilberto Gil após a morte de sua filha, Preta Gil, teve…
Reportagem publicada pelo Fantástico, da TV Globo, neste domingo, 17, mostrou que uma investigação do…
Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, exibida neste domingo, 17, o youtuber Felca falou…
This website uses cookies.