USP é eleita pela 3ª vez a melhor universidade ibero-americana


A Universidade de São Paulo (USP) é a única instituição de ensino superior da América Latina entre as 150 melhores universidades do mundo, segundo o ranking Academic Ranking of World Universities 2025 (ARWU), divulgado na sexta-feira, 15, pela consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy.

É o terceiro ano consecutivo em que a universidade é classificada no grupo entre a 101.ª e a 150.ª posições, sendo nesse período a melhor entre todos os países ibero-americanos (comunidade que engloba a América Latina, Portugal e Espanha). Foram avaliadas mais de 2.500 instituições – as mil melhores foram classificadas, e dentre elas estão 18 brasileiras.

A Universidade de Harvard ocupa o primeiro lugar no ranking, pelo 23° ano consecutivo. A segunda posição é ocupada pela Universidade Stanford, seguida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Entre as dez mais bem classificadas, oito são universidades norte-americanas – as exceções são a Universidade de Cambridge, em quarto lugar, e a Universidade de Oxford, na sexta posição, ambas da Inglaterra.

A China tem mais universidades no ranking: 244, contra 183 dos Estados Unidos. Mas as americanas prevalecem entre as 100 melhores, com 37 instituições contra 15 da China.

Além da USP, a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) se destacaram entre as 500 melhores instituições classificadas, ocupando o grupo entre a 401.ª e a 500.ª posição. A universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Minas Gerais (UFMG) estão empatadas na faixa 501-600.

Publicado desde 2003, o ARWU é um dos primeiros e mais conceituados rankings universitários. Ele usa seis indicadores para avaliar as instituições, como o número de ex-alunos e docentes vencedores de Prêmios Nobel, número dos pesquisadores mais citados, quantidade de artigos publicados nas revistas Nature e Science, número de artigos indexados/publicados no Science Citation Index – Expanded e no Social Sciences Citation Index e o desempenho de pesquisas per capita relativamente ao tamanho da instituição.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Marrocos empata com Mali pela Copa Africana de Nações

O Marrocos empatou pelo placar de 1 a 1 com Mali, na noite desta sexta-feira…

1 hora ago

Meu, Chapa! aumenta 30% do faturamento com consultoria do Sebrae | ASN Goiás

Acostumado a trabalhar em grandes empresas, foi na busca de tranquilidade que Danilo Carvalho Borges…

2 horas ago

Uva-passa: 8 receitas criativas e práticas para as festas de fim de ano

Utilizar uva-passa nas refeições é um hábito antigo e repleto de significado. Com origem na…

2 horas ago

Basquete brasileiro perde técnico Cláudio Mortari

O técnico Cláudio Mortari faleceu na última quarta-feira (25) em São Paulo, informou a família…

2 horas ago

Romã: 8 benefícios para a saúde e ideias para usar a fruta no dia a dia

A romã é uma fruta rica em nutrientes e amplamente reconhecida por suas propriedades medicinais.…

3 horas ago

Tâmara: 7 benefícios da fruta e como incluí-la no cardápio de final de ano

Nos últimos anos, a tâmara conquistou espaço nas ceias dos brasileiros. Seu sabor adocicado tem…

5 horas ago

This website uses cookies.